
Centenas de cidades em Minas Gerais estão sob alerta de perigo com risco para a saúde devido a uma onda de calor que vai durar seis dias, entre hoje e domingo (24), segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu alerta laranja para todo o estado de MG.
Segundo o Inmet, as temperaturas poderão estar 5ºC acima da média até o próximo domingo, em 118 cidades de Minas Gerais.
Ainda de acordo com o órgão, até quinta-feira (21), as máximas em Belo Horizonte devem variar de 30ºC a 35ºC. A previsão de temperatura máxima prevista pelo Inmet para esta segunda-feira (18) é de 32ºC.
Meteorologistas explicam que o tempo quente não é por acaso. A “culpa” é do El Niño – aquele fenômeno que você já deve ter ouvido falar nas aulas de Geografia responsável por formar uma massa de ar quente e seca sobre as regiões centrais do Brasil.
No decorrer da semana, principalmente entre quarta (20) e sexta-feira (22), os termômetros continuam a subir e podem atingir temperaturas acima de 40 °C.
Devido à massa de ar quente criada pelo El Niño, não há previsão de chuva e nem a formação de nuvens nas regiões do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG.
A umidade relativa do ar atinge níveis alarmantes e ficam abaixo de 20%, que pode ser prejudicial à saúde.
Os ventos serão de 20 km/h em média.
Hidratação
As recomendações da Defesa Civil para cuidar da saúde em períodos de baixa umidade são:
- Beber bastante água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 17h;
- Evitar banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele. Se necessário, use um hidratante;
- Usar umidificadores de ar em casa e no trabalho. Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama;
- Na hora da limpeza, prefira pano úmido a vassoura para não levantar pó.