
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Itaú de Minas (MG), realizou sua reunião plenária no último domingo (19) na Câmara de Vereadores.
Na ocasião, foi realizada o PEDEX 2023-Processo de Eleição Extraordinário para as Direções Municipais. Em Itaú, com inscrição de chapa única, não houve disputa e a Comissão Provisória foi empossada como Diretório Municipal.
Houve explanação sobre a história do PT itauense e também foi falado sobre os avanços e perspectivas do Governo Lula.
Em seguida, foi aberta uma discussão sobre a política municipal e eleições 2024. A discussão foi orientada pela Resolução “Eleições de 2024: Defender o projeto democrático popular e fortalecer o Governo Lula” emitida pelo Diretório Nacional do PT em 29 de agosto de 2023.
O PT de Itaú de Minas se apresenta como oposição à atual administração municipal.

A Comissão Provisória apresentou a proposta de pré-candidaturas a prefeito e chapa completa para vereadores. O nome indicado para pré-candidatura a prefeito foi de Ronaldo Amorim Teixeira, presidente da legenda e filiado ao PT desde a constituição do partido em Itaú em 1987.
A proposição foi aprovada pela unanimidade dos filiados presentes e recebeu o apoio de lideranças e simpatizantes.
A Plenária aprovou ainda que o Diretório Municipal se declare aberto a conversas com outros partidos com vistas a construir uma ampla frente de oposição, dentro da política de alianças prevista na Resolução do Diretório Nacional do PT.
Ronaldo Amorim declarou que “o PT tem um projeto político de modernização e popularização da administração da cidade. Um incentivo real à participação da comunidade nas discussões e decisões e não uma participação aparente, onde aceita-se apenas opiniões que concordem como desejo da administração. As pessoas querem participar ativamente e suas ideias precisam ser aproveitadas. Itaú tem muita coisa que só funciona na aparência. Nossa cidade pode ser bem melhor”.

Disse ainda que “sabemos que temos uma batalha dura pela frente, mas temos pessoas muito capacitadas e dispostas a trabalhar para uma cidade melhor. A participação é um diferencial nessa etapa de pré-campanha, de construção de um projeto popular, transformador, que traga a modernidade para Itaú.”
Ronaldo apresentou como conclusão que “queremos conversar, dialogar e construir juntos. Não vamos deixar para a última hora. A construção da Itaú que a gente quer começa agora. O PT dá o primeiro passo e convoca todas as pessoas progressistas para participar”.
