A prefeitura de Delfinópolis (MG) declarou situação de emergência na travessia de balsa para o município de Cássia (MG). Segundo o decreto de n° 91, divulgado nesta segunda-feira (9) e assinado pela prefeita Suely Alves Ferreira Leite Lemos, a administração poderá a qualquer momento suspender a travessia de forma definitiva, afim de resguardar a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana, em razão das condições das embarcações.
O documento informa que a balsa Rio Grande 2005 (amarela) está inoperante por falta de motores, a balsa Delfinópolis 1 também está sem operar por problemas mecânicos e a balsa Rio Grande IV está em reforma a cinco meses. Além disso, o decreto diz que a responsabilidade das manutenções/reparos das embarcações são de Furnas Centrais Elétricas;
A prefeitura informou ainda que a economia do Município também depende do turismo,
na qual a grande maioria dos visitantes tem enfrentado fila de mais de 7 horas na travessia
de balsa, gerando vários cancelamentos de hospedagens e passeios turísticos. ”A população local vem sofrendo com a mobilidade urbana e também com o impacto na economia”.
Segundo o documento, o decreto é válido até que seja regularizada pela empresa Furnas todas as manutenções das embarcações disponíveis no município.
A travessia de caminhões já está suspensa desde o último domingo (8) e irá permanecer suspensa até a liberação da embarcação Canastra ou da embarcação Rio Grande 2005.
Conforme o documento, com a situação de emergência, fica autorizada a compra de bens e serviços necessários para atender a demanda em relação às embarcações, além de dispensar licitações na compra desses materiais.
Confira o decreto na íntegra