
Servidores do IFSULDEMINAS de pelo menos três cidades da região aderiram à Paralisação Nacional dos Servidores Públicos Federais desta terça (7) e quarta-feira (8). As unidades de Poços de Caldas, Três Corações e Pouso Alegre farão parte do movimento que pede melhorias para os servidores.
O IFSULDEMINAS informou que as atividades administrativas e acadêmicas serão suspensas parcialmente durante estes dois dias nas unidades aderentes.
A paralisação, que acontece em outras instituições de ensino, é para reivindicar recomposição salarial, reestruturação das carreiras, pelo “revogaço” de medidas contra os servidores públicos, pela equiparação de benefícios e pelo arquivamento definitivo da reforma administrativa (PEC 32/2020).
As instituições citam também os três cortes realizados nos recursos da União Federal para a educação pública. O movimento denuncia esses cortes, pois segundo as notas divulgadas não se constrói uma educação de qualidade sem verbas.
Não aderiram ao movimento as unidades de Inconfidentes, Carmo de Minas, Muzambinho, Passos e Machado.
Universidades
Outras instituições federais do Sul de Minas também informaram sobre a paralisação nas unidades da região.
A assessoria da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) afirmou que alguns professores aderiram à paralisação, mas o serviço administrativo segue normal.
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA) a paralisação foi dos servidores técnicos e deve acontecer também nesta terça e quarta-feira. As aulas continuam normalmente.
Já na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), não houve adesão até a última atualização desta reportagem.