
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) divulgou nesta terça-feira (14) o último balanço do estoque de sangues. A imagem mostra os tipos sanguíneo O positivo, O negativo e B negativo em situação crítica
Os tipos A positivo, A negativo e AB negativo estão em estado de alerta. Já o tipo B positivo está em estado adequado. Por sua vez, o tipo sanguíneo AB positivo está em situação estável.
PASSOS DA DOAÇÃO
- Realizar triagem clínica
Após o cadastramento, o candidato à doação de sangue passa pela triagem clínica. Abrange a entrevista confidencia, cujo objetivo é a segurança do doador e do receptor e a realização do exame físico e aferição dos dados vitais (pressão arterial, pulso, temperatura). É de extrema importância que o doador seja sincero em suas respostas. É o processo mais importante na manutenção da qualidade transfusional, pois ao analisar as respostas e comportamento pregresso do doador pode-se avaliar se há risco em realizar a coleta, tanto para o doador quanto para o receptor.
DOCUMENTAÇÃO
Documento apresentado no cadastro
VALOR
Não se aplica
- Realizar triagem hematológica
Esse exame avalia se o candidato à doação possui nível de hemoglobina dentro dos parâmetros adequados. Nessa etapa, observa-se o peso e se determina a concentração de hemoglobina em amostra de sangue obtida através de punção digital para verificar ocorrência ou não de anemia. Caso esteja abaixo ou acima dos valores normais, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar.
DOCUMENTAÇÃO
Documento apresentado no cadastro
VALOR
Não se aplica
- Realizar a coleta de sangue
O sangue é coletado utilizando-se material totalmente descartável, estéril e de uso único. O procedimento é realizado por profissionais altamente capacitados e com segurança. A doação dura cerca de 10 minutos. Serão coletados em torno de 450 ml de sangue e amostras para realização de exames laboratoriais obrigatórios
DOCUMENTAÇÃO
Documento apresentado no cadastro.
VALOR
Não se aplica
- Receber orientações dos cuidados pós-doação
Nessa etapa, o doador recebe orientações verbais e por escrito com os cuidados que deverá ter em até 24 horas após a doação, e também orientações para informar à Hemominas alterações que ocorram nos próximos 14 dias, como febre ou sinais de infecção.
O complicado é que o hemominas deveria facilitar pra quem vai fazer doação, chega lá às pessoas não sabem que tem que agendar no site fica uma doação perdida.