
Hélio Evangelista de Mattos Junior, de 33 anos, casado com Cristina Branchini Caruso, é natural da cidade de São Paulo (SP), tendo se mudado com os pais para Santo André (SP), onde morou por 17 anos. Posteriormente, retornou para a Capital Paulista, para cursar a graduação de Direito na Universidade São Judas Tadeu, cuja conclusão se deu em 2012.
Aprovado no VI Exame unificado da OAB, ainda durante o último ano da faculdade, dedicou-se à advocacia no ano de 2013, enquanto cursou a pós-graduação em Direito e Processo Penal na Faculdade Presbiteriana Mackenzie. Em dezembro de 2013, tomou posse no cargo de Escrevente Técnico Judiciário no TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo), onde permaneceu até 2021, tendo atuado, inclusive, como Assistente Jurídico em gabinetes de Desembargadores Criminais.
Aprovado em 2018, aos 28 anos, no concurso de Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, tomou posse em fevereiro de 2021.
Concluído o curso de formação profissional da Acadepol-PCMG, recebeu a medalha Gilberto Porto, grau Bronze, por ter obtido o terceiro melhor desempenho durante o curso de formação de Delegados.
Escolheu como primeira lotação a Delegacia de Polícia de Alpinópolis (MG), onde exerceu suas funções por dois anos e meio.
Durante esse período de serviço policial, participou de diversos trabalhos de destaque, em defesa do povo alpinopolense e São José barrense. Com viés operacional, ombreou ao lado dos policiais civis de Alpinópolis Grace Renata, Lucas Marley, Edivaldo Senay, Carlos Rezende e Flávio Jhonathan, nas diligências de campo, buscando se aproximar da população.
Pode-se citar alguns trabalhos de destaque como a apreensão de drogas e armas na cidade de São José da Barra, que resultou na prisão de um casal responsável por toda a logística do tráfico de drogas no aludido município. Coordenou, juntamente com os Delegados Marcos Pimenta (Regional de Passos à época) e Matheus Ponsancini (Delegado Rural e de Roubos), os trabalhos investigativos da “Operação Trattore”, em que foi possível desmantelar uma organização criminosa que atuava em Alpinópolis e cidades adjacentes na subtração e comercialização de maquinários e defensivos agrícolas, primordialmente na região sul do Estado de Minas Gerais, sendo possível recuperar mais de 15 máquinas avaliadas em aproximadamente 2 milhões de reais (uma das maiores dessa natureza no Estado).
Participou dos trabalhos investigativos do acidente da pedra que se desprendeu nos Cânions, em Capitólio (MG), vitimando 10 pessoas. Presidiu, ainda, investigações que culminaram na prisão, acusação e posterior condenação de criminosos que realizaram estupros de vulneráveis, contra vítimas menores de 12 anos.
Ao todo, foram concluídos mais de 700 procedimentos investigativos, contribuindo para o aumento da segurança e manutenção da ordem em Alpinópolis e São José da Barra.
Removido recentemente para a Delegacia de Polícia de Santa Rita do Sapucaí, carregará com carinho em seu coração Alpinópolis e São José da Barra, pelo acolhimento, apoio e parceria.
Dr. Hélio destaca a parceria e profissionalismo da Investigadora Grace Renata que é uma profissional exemplar.
Parabéns ao Dr. Helio pelo eficiente trabalho na região. Desejo mais sucesso na carreira. Pena ter que deixar a comarca.
Esqueceu de mencionar a busca e apreensão de um animal de estimação dentro da casa de quem adotou, e não em um local público como ela estava exposta ao público geral.
Com uma resolução em um curto espaço de tempo que impressiona 😮
Se fosse tão eficaz e rápido pra pegar bandido igual foi pra retirar o animal…. Não haveria tanta criminalidade na região.
Foi cedo… 🤭