Jornal Folha Regional

Capitólio é escolhida como cidade sede de treinamento para canoagem; Atleta feminina se destaca

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Capitólio (MG) lançou em 2001 um projeto voltado para a canoagem como esporte, embasado no programa ‘’Navegar’’, do Governo Federal, o programa foi desempenhado até 2004. Após esse ano, ficou paralisado, voltando em 2019, quando o então prefeito assinou um convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Muzambinho (MG), o qual ofereceu todo o apoio necessário para implantação do Polo de Canoagem e Paracanoagem Velocidade em Capitólio, além de oferecer todos os recursos necessários para a execução, tais como assessoria técnica, esportiva e materiais.

O programa na gestão passada era denominado ‘’Promover’’, nessa, ainda não decidiram o nome preciso a ser anunciado.

Em 2019, a Confederação Brasileira de Canoagem lançou um edital para escolha da cidade que seria a sede permanente para treinamento das equipes de canoagens, as quais iriam se preparar para as Olimpíadas de 2024 e 2028. O município de Capitólio participou e passou no mesmo. Em 2020, duas equipes chegaram à cidade.

Também em 2020, a Capitolina Sophia Stranky Mucchiut Gonzales, de 15 anos, se destacou entre as demais excelentes atletas, sendo convocada para o time da Seleção Brasileira de Canoagem de Velocidade.

‘’Eu treino todas as manhãs, exceto domingo. Três vezes na semana treino à tarde também. Dentre os treinamentos, faço corrida e academia, além dos treinos na água e fora da água para aprimorar a técnica. Iniciei na canoagem há 4 anos e participei de dois Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil e um Campeonato Mineiro. Conquistei 12 medalhas, sendo 3 de Ouro, 7 de Prata e 2 de Bronze’’, disse Sophia.

Segundo a atleta, seu técnico, Figueroa Conceição, e seus pais tem grande influência em sua vida.

‘’Meu técnico, Figo para os mais próximos, é outro que merece destaque. Acreditem, ele tem controle sobre tudo, tudo mesmo. Meu pai sempre me disse: ‘Figo é o maior e melhor treinador da canoagem feminina do Brasil’, e meu pai está certo, adoro ele e suas broncas. Ele é obcecado por números e resultados. Sua vida é baseada em planilhas de Excel com dados exatos sobre cada treino, tipo de vento, água, corpo humano e qualquer outra informação que possam imaginar. Ele tem cada passo calculado e sabe o caminho exato que tenho que seguir para conquistar uma medalha olímpica. Dá gosto ser treinada por ele. Meu pai, Uilian Gonzales, também me influencia muito e seu incentivo me faz buscar desafios cada vez maiores; Não posso me esquecer da minha mãe, Luciana Mucchiut, um carinho todo especial para comigo, desde dos apetitosos cafés da manhã, até mesmo aquele lanchinho de fim de noite, sempre me incentivando, sempre me norteando, agradeço a Deus toda a devoção deles’’.

A atleta capitolina pensa grande, ela deseja participar de mundiais e até mesmo de uma Olimpíada. Sophia elogia o programa.

‘’Acho o projeto de canoagem em Capitólio fantástico, pois dá oportunidade a várias pessoas praticarem o esporte, também incentiva os mais jovens a terem interesse pelo mesmo. Além disso, acho que nossa represa fica muito mais bonita com as canoas e os canoístas’’.

Outra atleta que treina em Capitólio é Thayná de Oliveira Teixeira, de 12 anos, ela também compõe uma das vagas femininas. Valdenice Conceição também é canoísta e espera a classificação, a qual a levará para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem neste ano.

Atualmente, a cidade hospeda toda a seleção olímpica de canoagem, inclusive Isaquias Queiroz, medalhista olímpico, que também é um grande incentivo para Sophia.

Valéria Soares e Silva, que é Diretora do Departamento de Esporte e Lazer, afirma que Capitólio tem um grande potencial para a execução do projeto.

‘’Com a troca da administração, nós temos a perspectiva de continuar e ampliar horizontes com o programa, que já traz bons resultados. A cidade tem um grande potencial hídrico e humano para estar desenvolvendo da melhor forma possível este projeto’’.

A criação do polo tem como objetivo estimular o desenvolvimento do esporte na região e em todo estado de Minas Gerais, por meio da iniciação, formação e identificação de talentos no esporte.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.