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Ponte montada pelo Exército tem capacidade para aguentar até 100 toneladas na BR-265, entre Boa Esperança e Ilicínea

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Após ser constatado o risco de desabamento, a nova ponte temporária sobre o Ribeirão Águas Verdes, na BR-265, ficou pronta. Durante os cinco dias de obras, a divisa entre Boa Esperança (MG) e Ilicínea (MG) ficou interditada.

Este trabalho foi feito em caráter emergencial de quinta (1º) até terça-feira (6). A estrutura foi montada pelo Exército Brasileiro, por meio de uma parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Ponte montada pelo Exército tem capacidade para aguentar até 100 toneladas na BR-265, no Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV
Ponte montada pelo Exército tem capacidade para aguentar até 100 toneladas na BR-265, no Sul de Minas — Foto: Reprodução

Segundo Diovan Fidelis Freitas da Silva, 2º tenente do Exército, a montagem seguiu o planejado e cumpriu o cronograma completo de trabalhos, conforme a solicitação repassada ao DNIT.

“Essa ponte é uma ponte feita em estrutura metálica, ela tem uma capacidade de até 100 toneladas. Nós já temos essa ponte de uma maneira pré-moldada, o que facilita também a colocação dela no local de necessidade. A durabilidade dela no terreno é cerca de seis meses, podendo ser estendido ou não, dependendo da necessidade da localidade”, afirmou.

Ponte montada pelo Exército tem capacidade para aguentar até 100 toneladas na BR-265, no Sul de Minas — Foto: Reprodução / EPTV
Ponte montada pelo Exército tem capacidade para aguentar até 100 toneladas na BR-265, no Sul de Minas — Foto: Reprodução

O trabalho contou com mais de 50 militares do Exército Brasileiro, além de um comboio com cinco veículos que saiu do Rio de Janeiro (RJ).

A ponte emergencial tem o investimento estimado de R$ 150 mil. Além dos recursos de apoio operacional dos municípios e dos custos operacionais do Exército.

De acordo com o DNIT, uma ponte de concreto será licitada em breve para o local. Até isso acontecer, a estrutura antiga será mantida com a temporária.

Risco de colapso

O DNIT informou que a ponte antiga estava em risco e poderia desabar a qualquer momento, já que teve uma pilastra danificada pelas chuvas e passou a funcionar em meia pista desde então. Ela foi interditada no sábado (3) e liberada na terça-feira (6).

A travessia foi dimensionada para uma época em que a pista tinha pouco movimento e a estrutura de aço não atendia mais às necessidades da rodovia. Por isso, segundo o DNIT, a ponte apresentava sinais claros de colapso.

Conforme o departamento, um técnico de Brasília (DF) esteve no local e fez a fiscalização da estrutura, constatando que a ponte poderia ruir a qualquer momento.

Atualmente, os carros passavam pela metade mais segura, mas o local foi interditado e sinalizado.

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