Jornal Folha Regional

Vereadores cassam mandato de vice-prefeito preso em operação por corrupção em Itajubá

Compartilhe:
Nilo Baracho, vice-prefeito de Itajubá, MG — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajubá
Nilo Baracho, vice-prefeito de Itajubá, MG — Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajubá

O vice-prefeito de Itajubá (MG) Nilo Baracho (MDB), teve o mandato cassado nesta sexta-feira (10) durante uma sessão na Câmara Municipal de Vereadores. O processo de cassação foi aberto dia 26 de fevereiro, após o político ser preso durante duas operações contra corrupção.

A proposta para a cassação do mandato do político foi feita por Andressa Daiany da Silva Arantes (em mandato coletivo pelo PT), Pedro Gama (PV) e Robson Vaz (PSDB). Todos os vereadores votaram a favor da abertura do processo.

Segundo a Câmara Municipal, a proposta recebeu 10 votos favoráveis dos 11 vereadores presentes, isto porque o presidente da Câmara só vota em caso de empate. O decreto que formaliza a cassação do mandato do político será publicado na próxima segunda-feira (13).

O cargo de vice-prefeito ficará vago até o fim do mandato da atual gestão, uma vez que ele foi eleito em uma chapa com prefeito e vice. A defesa de Baracho informou que ainda não foi oficialmente comunicada sobre a decisão e irá avaliar quais medidas serão tomadas.

Prisão

O vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho, foi preso durante duas operações contra corrupção deflagradas no dia 20 de fevereiro em Itajubá pelo Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar. As ações investigam desvios de recursos públicos e privados do Hospital de Clínicas e o superfaturamento de serviços da frota veicular de secretarias municipais. Um empresário e outros quatro administradores do hospital também foram presos.

MP, Polícia Civil e Polícia Militar faz operação contra corrupção em Itajubá, MG — Foto: Ministério Público

As operações foram nomeadas de Transfusão, comandada pelo Ministério Público e Sepulcro Caiado, comandada pela Polícia Civil. Foram expedidos 11 mandados de prisão, sendo quatro preventivas e sete temporárias, além de 25 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos em Itajubá, Campos do Jordão (SP) e São José dos Campos (SP).

De acordo com a Polícia Civil, além das prisões, foram apreendidos dinheiro, joias, celulares, veículos e documentos.

O que dizem os envolvidos

Por meio de nota, a prefeitura informou que “segue à disposição para colaborar com quaisquer investigações que apurem irregularidades. A prefeitura conta com a imparcialidade dos investigadores para prosseguir com o trabalho sério desenvolvido nos três últimos anos”.

Em nota divulgada nas redes sociais, o Hospital de Clínicas de Itajubá disse que o corpo clínico e os colaboradores do HCI acreditam na ação da justiça e no breve esclarecimento dos fatos. O hospital também disse que as recentes notícias não vão interferir no atendimento da unidade.

Já as defesas dos outros administradores do hospital, também investigados na operação, informaram que o processo ainda corre em segredo de Justiça, mas que, no momento oportuno, tudo será devidamente esclarecido.

O advogado Willys Vilas Boas Júnior, que defende Nilo Baracho e outros cinco investigados, informou, na data da prisão, que ainda não teve acesso aos autos do processo e, por conta disso, não pode se manifestar de maneira técnica e precisa sobre os fatos.

Fonte: G1 Sul de Minas

Matéria original https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2024/05/11/vice-prefeito-preso-em-operacao-por-corrupcao-em-mg-tem-mandato-cassado-por-vereadores.ghtml?utm_source=whatsapp&utm_medium=canais&utm_campaign=g1-sul-de-minas

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.