Jornal Folha Regional

Casal que desviou dinheiro de vaquinha feita para o filho com AME é preso para cumprir pena de 70 anos

Compartilhe:
Casal que desviou dinheiro de vaquinha feita para o filho com AME é preso para cumprir pena de 70 anos – Foto: redes sociais

Os pais de Jonatas, menino com Atrofia Muscular Espinhal (AME), foram presos na última quarta-feira (22), para cumprir as penas por estelionato e desvio de bens na campanha que buscava arrecadar recursos para o tratamento do filho. Renato Henrique Openkoski e Aline da Cunha Souza Openkoski, tiveram mandado de prisão expedido em abril deste ano após a sentença transitar em julgado na comarca de Joinville.

Juntos, as penas ultrapassam 70 anos. O filho, rosto da campanha AME Jonatas, morreu em janeiro de 2022 após complicações decorridas da doença.

Relembre a condenação

Os pais de Jonatas começaram a ser investigados após promoverem uma campanha de arrecadação, chamada AME Jonatas, em busca de recursos para custear o tratamento do filho, realizada em 2017. Eles teriam desviado parte do dinheiro para proveito próprio.

Em 2022, Renato, candidato a deputado estadual nas Eleições de 2022 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), foi condenado a 44 anos e 29 dias de reclusão, em regime fechado. Além do pagamento de 221 dias-multa, equivalente a R$ 8.104,07.

Aline foi condenada a 26 anos, 11 meses e 13 dias de reclusão, em regime fechado. Além do pagamento de 363 dias-multa, equivalente R$ 13.311,21.

Ambos também foram condenados ao pagamento das despesas processuais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.