Jornal Folha Regional

Fazendas de café em Alpinópolis são alvo de fiscalização do Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal

Compartilhe:
Fazendas de café em Alpinópolis são alvo de fiscalização do Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal – Foto: divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF), realizaram uma operação conjunta para fiscalizar as condições de trabalho nas colheitas de cafés em Alpinópolis (MG) e região, nos dias 11 e 12 de junho.

O objetivo da operação é para garantir o cumprimento das leis trabalhistas, assegurar condições de trabalho seguras e justas, e identificar possíveis irregularidades, como trabalho análogo à escravidão e exploração infantil. A iniciativa surgiu após denúncias de irregularidades nas fazendas de café da região.

Foram realizaram inspeções pela equipes do MPT e da PF em várias propriedades rurais, analisando documentos, conversando com os trabalhadores e avaliando as condições de trabalho e alojamento. As inspeções incluíram a verificação do fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) e o cumprimento das normas de segurança e saúde no trabalho.

Fazendas de café em Alpinópolis são alvo de fiscalização do Ministério Público do Trabalho e Polícia Federal – Foto: divulgação

Durante a operação, foram encontradas irregularidades como falta de registro em carteira, jornadas de trabalho excessivas sem pagamento de horas extras e alojamentos inadequados. Em alguns casos, as condições de trabalho foram consideradas degradantes.

Os empregadores identificados com irregularidades foram notificados e poderão enfrentar multas e ações judiciais. A operação também busca assegurar que os trabalhadores recebam os direitos trabalhistas devidos e que as condições de trabalho sejam adequadas.

“A operação demonstra o compromisso das autoridades em garantir condições de trabalho justas e seguras. A fiscalização contínua é fundamental para assegurar um ambiente de trabalho digno e respeitar os direitos dos trabalhadores rurais”, citou as autoridades.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.