Incorporação dá adeus ao nome Furnas que impulsou as indústrias das três maiores cidades do sudeste do país no final dos anos 50

A Eletrobras (ELET3) informou que a partir da próxima segunda-feira (1º/7) ocorrerá a incorporação de Furnas Centrais Elétricas. O objetivo da Eletrobras, com a incorporação, é racionalizar e simplificar sua estrutura societária, ao mesmo tempo em que abre espaço para ampliar investimentos nos ativos integrados.
O conselho de administração da companhia confirmou nesta sexta-feira (28), o cumprimento de todas as condicionantes para a incorporação da ex-subsidiária.
Criada em 28 de fevereiro de 1957, Furnas conta com instalações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Tocantins, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ceará e Bahia e no Distrito Federal.
A companhia é anterior à constituição da própria Eletrobras, criada pelo governo federal em 1962.
Incorporação de Furnas foi aprovada em janeiro
Os acionistas da Eletrobras aprovaram a incorporação em janeiro deste ano, em Assembleia Geral Extraordinária (AGE).
O Conselho de Administração, por sua vez, havia aprovado a realização da Assembleia em novembro do ano passado, quando duas liminares suspenderam a AGE.
Com a decisão proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo pedido da empresa de tornar nulas as liminares, a votação foi realizada após comunicação aos acionistas que compareceram à Assembleia anteriormente suspensa.
Para muitos funcionários e ex-funcionários de Furnas, acabaram com o nome de Furnas, principalmente com a Usina de São José da Barra.
“Furnas havia se tornado a maior empresa de energia da América Latina, sempre lucrativa e com qualidade excepcional nos serviços entregues. Hoje é um dia triste, sepultamento de Furnas, empresa que sempre ajudou a região com projetos sociais. Agora restou apenas Eletrobras que também engoliu a CHESF, ELETROSUL, ELETRONORTE e está nas mãos de banqueiros e acionistas que visam apenas lucro canibalizando a mão de obra e todos os ativos da empresa. Sem investimentos e cobrando dividendos”, citou um funcionário de Furnas.
Ainda de acordo com o trabalhador, infelizmente o povo não soube de como foram assaltados nessa privatização descarada.
“É uma pena a região ter perdido o tempo de reclamar a empresa do povo. Sempre eficiente e lucrativa, apesar de dizerem ao contrário para conseguirem meter a mão. Não precisa ser muito inteligente para ver que algo está errado nas privatizações de setores estratégicos”, finalizou o funcionário.
A direita “vendeu” quase todo o patrimônio público no Brasil a preço de banana e contrariando a Constituição. Nos, cidadãos brasileiros, contribuímos para a construção de um patrimônio público fabuloso e agora somos lesados com a entrega para grandes capitalistas privados que só visam lucro, em detrimento da prestação de serviços de qualidade e a preços acessíveis. Lamentável.
Fez o L e agora quer jogar a culpa na direita?
Cria vergonha nessa cara de PTista. Só não vou desenhar pq não dá, mas quando se fala em PRIVATIZAR, tira-se a empresa da mão do estado, que (nesse governo) é completamente ineficiente e corrupto e entrega para a iniciativa privada, onde irá gerar emprego e renda, aquecendo a economia. Ao contrário das estatais, que são apenas cabides de emprego e tetas para corruptos “mamarem” do erário público.
Quem precisa criar vergonha na cara é vc ,bolsonarista cego, será que vc não sabia que quem vendeu Furnas foi o seu mito s/ vergonha, o Lula até tentou desfazer o negócio, só que o rolo de Bolsonaro , foi muito bem arquitetado. Agora fica vc cagando p/boca , falando o que não sabe. Toma vergonha nessa cara , e assuma o erro do seu mito.
Gerar emprego e renda? Demitindo em massa a sua mão de obra? Coisa de louco esse seu pensamento. Aliás tudo o que você escreveu aí em cima é coisa de louco mesmo.
Sou contra Estatais pois mesmo sendo tecnicamente avançadas infelizmente são usadas pela horda política que domina o País. Acho que deveria privatizar a Petrobras também é outras. Tenho casa no Estreito e convivo lá antes de iniciarem a obra…mas acho que tem se privatizar…..
Sim, eficiente foi teu mito comendo pizza nos EUA, com os bolsos cheios de ouro, jóias e Rolex, sem contar nos inúmeros imóveis (51…)) comprados com dinheiro sabe-se de onde. Mas voltando ao caso da eficiência da empresa privada, liderada por esse grupo de usurpadores, farão o mesmo que fizeram com as Americanas. Mas é claro, vc não irá cortar na carne. Prefere ser enganado e se iludir, pois difícil é aceitar o erro. Vai dormir , mas antes reza pro pneu no asfalto e faz luzinha com o celular, para os etes te zelarem….: )
Bom, vamos. Enquanto a maioria só sabem discutir POLITICOS e não a POLÍTICA, sempre teremos essas discussões.
Vamos lembrar que nós somos os patrões de todos os Políticos, Funcionários Públicos (nós que pagamos eles) e ainda somos os errados os pobres, os de classe média.
Órgão público nenhum da prejuízo mas sim, ELES que tiram as verbas dos Órgãos Públicos.
Lamentável TODAS vendas de nossas Empresas. Mas…. enquanto discutirem os Políticos e não à Política, veremos só discussões (e nós eleitores não teremos direito de falar, escrever nosso entendimento, opiniões.