Jornal Folha Regional

Em mais um caso de ‘fake news’, prefeito de Carmo do Rio Claro registra Boletim de Ocorrência contra áudio gerado por IA e divulgado nas redes sociais

Compartilhe:

Na última segunda-feira (8), o prefeito de Carmo do Rio Claro (MG), Filipe Carielo, registrou um Boletim de Ocorrência contra um áudio divulgado nas redes sociais. No conteúdo, gerado por inteligência artificial, o prefeito estaria chamando os carmelitanos de ‘ignorantes’. É o segundo caso de ‘fake news’ em poucos dias envolvendo prefeitos da região’

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, Filipe relatou o fato e disse que tomará as medidas cabíveis para que as pessoas envolvidas na produção e compartilhamento do conteúdo sejam punidas.

”Clara montagem [o áudio]. Quem tiver um pouquinho de noção, vê que não tem nada a ver com a minha voz, não tem nada a ver com a minha fala, não é o jeito de eu conversar. Muito triste um negócio desse. Não só me ofendem, mas ofendem todo o povo carmelitano, querendo mostrar uma situação inverídica”, disse Carielo.

Outro caso

No dia 3 de julho, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Delegado Dr. Luan Maturano Dutra e a Investigadora de Polícia, Grace Renata Cunha de Paula, da Delegacia de Alpinópolis (MG), concluiu nesta quarta-feira (3), o inquérito policial que apurava injúrias preconceituosas contra o prefeito Rafael Freire e outro homem.

Sete pessoas foram indiciadas pelo crime.

A polícia investigava um caso de ‘fake news’, também através de áudio gerado por IA, envolvendo o prefeito Rafael e outro homem.

Segundo a polícia, o responsável pela criação do áudio é um jovem morador de Passos (MG). Ele relatou que a produção do conteúdo, feito através de inteligência artificial, não tem motivação política, e que foi apenas uma ‘brincadeira de mal gosto’ com seu sócio, que possui o mesmo nome que a outra vítima. O autor disse ainda que teria compartilhado o áudio em um grupo com apenas três pessoas.

A Polícia Civil identificou também a pessoa que teria associado o foto da vítima com o referido áudio. O responsável, segundo o delegado, não revelou o motivo de ter vinculado a imagem com o áudio, mas disse que não teria nenhum cunho político.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.