Festival de dois dias acontece entre os municípios de Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP) com atividades culturais gratuitas para todas as idades

Neste fim de semana, 13 E 14 de julho, a histórica Fazenda Tulha, localizada entre os municípios de Guaxupé (MG) e Tapiratiba (SP), na divisa dos estados de Minas Gerais e São Paulo, será palco da 3ª Colheita Cultural.
O evento de dois dias promete uma imersão cultural em uma vasta gama de atividades gratuitas, celebrando a rica herança cultural e agrícola da região. A Fazenda Tulha é uma típica fazenda cafeeira do Sul de Minas, fundada na segunda metade do século XIX e que tem transitado para modelos mais sustentáveis de produção, integrando valores culturais do território.
A programação inclui apresentações musicais, peças de teatro, capoeira, artes visuais, além de workshops sobre cafeicultura sustentável, agroecologia e artesanato.
Dança, ciclismo, gastronomia e sessões de cinema também fazem parte do evento.

O festival vai oferecer ainda, atividades lúdicas e interativas como muralismo (arte em mural), aulas de viola caipira, forró, rodas de conversa e oficinas criativas, com o objetivo de promover a educação ambiental e a valorização da cultura rural.
Veja a programação completa: @colheitacultural
“É um evento com programação para toda a família, todos podem participar”, ressalta a coordenadora do evento, Carolina Garcia Marques.
Carolina destaca ainda que o festival Colheita Cultural adotou medidas de acessibilidade como libras e audiodescrição em vários espetáculos, além de equipe capacitada para atender PCDs.
O local também foi vistoriado para verificar a acessibilidade do evento em diversos aspectos, como o acesso de cadeiras de rodas aos espetáculos e atividades.
A 3ª Colheita Cultural é uma produção do ponto de cultura “Tulha Cultural”, organizado pelo coletivo Mamulengo Flor do Cafezal, com apoio do Circuito Cultural Canastra-Rio Grande e através do Edital LPG 10/23 – Mostras, Festivais e Feiras Multiculturais – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de Minas Gerais e do Ministério da Cultura/Governo Federal.

Vivência nos cafezais
A 3ª Colheita Cultural tem como objetivo integrar agricultura, educação ambiental, agroecologia e arte rural. Além das atividades artísticas, os participantes poderão desfrutar dos diversos espaços da Fazenda Tulha.
As vivências nas lavouras de café estão entre as atividades mais aguardadas do evento. Todos os anos, na Colheita Cultural, os visitantes são convidados a conhecer como se constrói as qualidades sensoriais da bebida do café na roça.
“É para mostrar como o manejo da roça, o manejo da planta, a forma de colher, o tempo de colher influenciam nas qualidades sensoriais do café que as pessoas bebem em casa, para elas poderem entender porque às vezes um café é mais amargo, um café é mais doce, um café é mais forte ou mais fraco, então a gente introduz o público a conhecimentos básicos sobre as qualidades da bebida do café”, explica o agrônomo Vítor Ribeiro, um dos coordenadores do evento e responsável pela Fazenda Tulha.

Feira de Artesanato e Gastronomia
Durante o evento, expositores locais e regionais participarão de uma feira de artesanato e haverá também uma feirinha de comes e bebes, com comidas típicas em uma experiência gastronômica autêntica da região.
Apoio e Participação
A 3ª Colheita Cultural oferece uma oportunidade imperdível de vivenciar a riqueza cultural e natural da região, em um ambiente que celebra a união entre tradição e sustentabilidade.
Para participar do evento, os interessados devem retirar seus ingressos gratuitamente através do link: www.sympla.com.br/evento/3-colheita-cultural/2488571.
O projeto é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, mas também conta com ações mantidas por meio de contribuições voluntárias. Quem desejar apoiar pode fazer uma doação de qualquer valor através do PIX: [email protected]
Atrações Artísticas
Estão confirmadas pelo menos 16 atividades, entre atrações artísticas, oficinas e vivências. Conheça um pouco sobre os artistas/ responsáveis pelas atividades confirmados:
Sabrina,está participando e disse que está ótimo, ela marcou presença na primeira, segunda e hj lá na Colheita Cultural. Parabéns Vitor, sucesso.