
O IX CONGRESUL vai discutir as ações que visam potencializar todo este arcabouço de oportunidades para atração de empresas, criação de empregos e renda, envolvendo gestores municipais, estaduais, federais, entidades e iniciativa privada, com a participação de autoridades responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas.
Neste contexto terão painéis e palestras com autoridades de segmentos de interesse para debater as políticas públicas conduzidas pelos governos, estadual e federal. Serão também disponibilizados stands de fornecedores selecionados de produtos voltados para os temas a serem abordados.
O Sul de Minas é composto por 155 municípios com cerca de 3 milhões de habitantes e um PIB de R$ 50 bilhões. A economia tem forte contribuição do agronegócio, com destaque para o café, cana de açúcar, piscicultura, azeites e vinhos de qualidade, laticínios e cervejas artesanais. Vem se tornando um importante polo nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia, sendo uma referência nacional nas áreas de eletrônica, telecomunicações, computação e biomedicina.
A região possui importantes destinos turísticos mineiros nos segmentos de negócios, lazer, ecoturismo, religioso, cultural, gastronomia e náutica.
Entre as vantagens competitivas regionais destacam-se:
- Atrativos turísticos de relevância;
- Disponibilidade de locais para eventos de negócios
- Recursos humanos com capacitação;
- Sustentabilidade ambiental;
- Infraestrutura turística e portuária;
- Preços competitivos de viagens, hospedagens;
- Turismo de proximidade;
- Processos inovadores e novos produtos;
- Consciência das exigências de qualidade em cada segmento;
Para que este potencial de desenvolvimento possa ser alcançado é importante uma integração e cooperação entre a gestão pública e privada regional para maior eficiência na alocação de recursos.
COMISSÃO ORGANIZADORA
- Presidente do IX Congresul – Cristiano Geraldo da Silva – Prefeito de Capitólio
- Presidente da Comissão Científica do IX Congresul – Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT
- Coordenação geral – Braz Pagani – Presidente da EDERSUL
- Coordenação Científica – Bruno Freitas Campos – Diretor Campos e Campos Advocacia
- Coordenação Jurídica – Amanda Souza Batista – Advogada Campos e Campos Advocacia.
- Coordenação de meio ambiente, recursos hídricos e saneamento – José Nelson de Almeida Machado – Engenheiro Consultor EDERSUL e INTERÁGUAS
- Coordenador de Suporte Técnico – Braz Pagani Filho
- Coordenador Financeiro e Contábil – Chris Rander de Oliveira Labre
- Coordenador de tecnologia – Rodrigo Paiva – Engenheiro Especialista
- Coordenador de processos de inovação – Vitor Calixto Curi – Gerente de Inovação do DER/MG
Via: Gabriela Nasser