Jornal Folha Regional

196ª Festa do Reinado une tradição e fé em Alpinópolis

Compartilhe:
196ª Festa do Reinado une tradição e fé em Alpinópolis - Foto: redes sociais
196ª Festa do Reinado une tradição e fé em Alpinópolis – Foto: redes sociais

Terminou no último sábado, 28 de dezembro, a 196ª edição da tradicional Festa do Reinado de Alpinópolis. O evento, iniciado no dia de Natal e realizado até o dia dedicado a São Benedito, reuniu milhares de pessoas nas praças da cidade, que se tornaram palco para os emocionantes cortejos e apresentações dos ternos de Congo, Moçambique, Pastores e Pastorinhas.

Neste ano, a festividade ganhou um importante reforço financeiro com o apoio da deputada estadual Bella Gonçalves, cuja emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil foi destinada ao evento. A presença da deputada, juntamente de Moara Saboia, vereadora do município de Contagem, no encerramento destaca a relevância da parceria com o município para fortalecer uma das maiores tradições culturais de Alpinópolis.

O prefeito Rafael Freire celebrou o sucesso do evento e enalteceu o trabalho da Secretaria Municipal de Cultura, comandada pelo secretário José Gerado da Silva, o Zgê Geraes, e o adjunto Pablo Senna, em conjunto com a Irmandade Nossa Senhora do Rosário, responsável pela organização do Reinado. Em 2024, o município investiu, ao todo, R$ 170 mil na festividade, o que possibilitou melhorias significativas na estrutura oferecida aos participantes e ao público.

Para os próximos anos, a administração municipal planeja avanços que visam garantir mais conforto aos ternos de Congo e Moçambique, como a construção de um espaço amplo para refeições e armazenamento de instrumentos e vestimentas. A iniciativa reafirma o compromisso com a preservação e valorização das manifestações culturais que representam a identidade da cidade.

Durante o encerramento, também foi anunciada uma proposta inovadora: a criação da Frente Parlamentar do Folclore Mineiro, uma parceria entre a deputada Bella Gonçalves e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A iniciativa busca ampliar o reconhecimento e o suporte às manifestações culturais tradicionais do estado.

O vice-prefeito de Alpinópolis, Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto, que também é capitão do terno azul de Moçambique, lembrou que essa tradição tem uma história de quase dois séculos e segue como um marco da identidade cultural de Alpinópolis, unindo tradição, fé e investimento no futuro.

Via: Clic Folha

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.