
O prefeito de São José da Barra (MG), Marcelinho Silva, e o Secretário de Agropecuária, Indústria e Comércio, Romulo Leandro, reuniram com o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos (MG), Rogger Miranda Coelho, na última sexta-feira (24), para alinhar uma parceria que ampliará a oferta de cursos e treinamentos voltados para os produtores rurais do município, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis, que têm como presidente, José Carlos Paula, e tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, melhorar a gestão das propriedades e fomentar o desenvolvimento econômico local.
A reunião também contou com a presença do vice-prefeito Jailson Viana, da secretária de Assistência Social, Lucimar Silva, e da Agente de Desenvolvimento Rural, Elisângela Vinuto, que atende pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Alpinópolis. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para ampliar o acesso à capacitação e incentivar a participação de mulheres e jovens no setor agropecuário.
A parceria ganha ainda mais relevância com o início das atividades do Sistema Faemg Senar em 2025, que já começa o ano com uma intensa programação de cursos gratuitos voltados para os produtores rurais mineiros. Entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, serão ofertados 56 cursos em 39 cidades da regional de Passos, abordando temas como defumação de carnes, produção artesanal de quitandas e doces mineiros, mecanização agrícola, operação de drones, entre outros.

Lucimar Maria de Jesus Silva destacou a importância da iniciativa para a inclusão produtiva das mulheres. “Essa reunião abriu novas oportunidades. Nosso objetivo é formar e capacitar as mulheres, incentivando o trabalho e criando novas perspectivas para todos”, afirmou.
Para o secretário Rômulo Leandro, a parceria com o Sistema Faemg Senar trará impactos positivos não apenas para os produtores, mas para toda a economia local. “A capacitação potencializa a gestão das propriedades e fortalece o setor agropecuário, levando o nome de São José da Barra para outros cenários, inclusive em nível nacional e internacional. Além disso, o agro é responsável por cerca de 80% da economia do município, e investir nessa área é fundamental para garantir a sucessão familiar e o crescimento sustentável do setor”, ressaltou.
O prefeito Marcelinho Silva celebrou a parceria e reforçou o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do agronegócio. “Recebemos com grande alegria o pessoal do Senar, que proporciona a realização desses cursos. Eles são fundamentais para a qualificação das mulheres, dos jovens e de toda a população que busca se especializar e crescer no setor agropecuário. A prefeitura está de portas abertas para fortalecer essa colaboração, pois ela é essencial para o nosso município”, afirmou.
Além da capacitação, a gestão municipal tem investido na ampliação e modernização da Feira do Produtor Rural, criando uma nova estrutura que incentivará a produção local, facilitará a venda direta ao consumidor e se tornará um atrativo turístico para São José da Barra. “Esse investimento fortalece o produtor, amplia suas oportunidades de negócios e agrega valor à produção rural do município”, concluiu o prefeito.
A parceria entre a prefeitura de São José da Barra e o Sistema Faemg Senar representa um passo significativo para o fortalecimento do agronegócio local, promovendo desenvolvimento econômico, inovação e novas oportunidades para os produtores rurais da região.”O objetivo do Sistema Faemg Senar, juntamente com os Sindicatos dos Produtores Rurais, é proporcionar não apenas inovação e eficiência, mas também fortalecer a sustentabilidade e a competitividade no campo. Trabalhamos para oferecer o suporte necessário, garantindo que os produtores estejam mais preparados e capacitados para enfrentar os desafios do mercado”, destacou Rogger Coelho, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos.
