
Com o avanço da pandemia da Covid-19 no último ano, os cancelamentos de shows, eventos e fechamentos de locais públicos, o mercado da música ao vivo sofreu o golpe mais violento de sua história. Consequentemente a classe artística teve que pensar criativamente e começar os processos de reinvenção.
Não foi o caso de Léo & Vinicius, que viram nesse momento uma oportunidade de desenvolver e executar novos projetos, além de ajudar famílias carentes da cidade onde residem.
Leonardo Augusto de Carvalho Silva, 24 anos, nascido em Franca (SP), formado em Contabilidade, aprendeu a tocar violão aos 8 anos. Marcos Vinicius Martins Ferreira, 27 anos, também francano e formado em Administração de Empresas, estudou em coral quando criança e aprendeu a tocar violão aos 8 anos, tocando cavaco, guitarra e viola.
Os dois se conheceram em um evento corporativo, quando cantaram juntos pela primeira vez. Vinicius tocava com a banda no evento, e Léo, na época funcionário da empresa do evento, realizaram uma participação no show que acontecia. Após alguns anos, Vinicius começou a trabalhar na mesma companhia que o Léo. Sempre se encontrando pelos corredores e conversando sobre música, tentavam combinar de cantar em alguma oportunidade. Um dia Léo fez um convite a Vinicius: realizar um show com ele em São José da Barra-MG. Era um mega evento e leilão em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos (SCMP).
Com poucos dias de ensaios e organização, contrataram os músicos e viajaram para o município banhado pelo Lago de Furnas. Apesar da insegurança, o show foi um sucesso. Atônita, a multidão assistia, cantava e dançava ao som de Léo & Vinicius. Foi ali, naquele momento, que surgiu a nova dupla sertaneja. Logo após esse primeiro show, houve alguns imprevistos entre os dois. Alguns meses depois, receberam convites para shows particulares. Se encontraram novamente, realizaram ensaios e fizeram novos shows.
Assim que começou a pandemia da Covid-19, Léo & Vinicius tiveram a iniciativa de realizar lives em prol das famílias carentes de Franca. Com o evento, que foi transmitido pelo canal do Youtube da dupla, eles conseguiram arrecadar mais de uma tonelada de alimentos em cada, além de roupas e sapatos. Os artistas foram convidados também para participar como atração principal da live realizada pela COCAPEC e colaboradores.
No final de 2020, Léo & Vinicius regravaram a música ‘’Talismã’’ de Leandro e Leonardo. No começo deste ano, gravaram seu primeiro trabalho inédito em Goiânia (GO): ‘’Mercado Livre. A gravação foi realizada com um dos produtores mais renomados do Brasil, Blener Maycom, o qual trabalha com grandes nomes da música sertaneja, como Felipe Araújo e Naiara Azevedo.
O objetivo da dupla é não parar, trabalhar cada dia mais e gravar diversas músicas inéditas. Léo & Vinicius são acompanhados pela fonoaudióloga Lidiane Alves, que os incentivou a gravarem a primeira música.
Léo é filho dos são josé barrenses, Ione Carvalho e Geraldo Caburé.