
A Unimed Sudoeste de Minas, unidade de Passos (MG), realizou na última terça-feira (18), sua primeira cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS – Deep Brain Stimulation). O procedimento foi conduzido pelo neurocirurgião cooperado da Unimed, Dr. Nicollas Rabelo, e contou com a colaboração do renomado neurocirurgião Dr. Messias Eduardo da Silva, que atua em grandes hospitais de São Paulo.
A paciente, passou por um longo processo de avaliação antes da cirurgia. Durante um ano, foram realizados diversos testes, incluindo tratamentos clínicos e neuromodulação, na tentativa de evitar a intervenção cirúrgica. No entanto, devido à progressão do quadro de rigidez motora, a cirurgia tornou-se necessária. O procedimento, que durou cerca de três horas e meia, utilizou tecnologia avançada para garantir a precisão da colocação dos eletrodos no cérebro. A equipe realizou um planejamento minucioso, com exames neurológicos e cálculos detalhados para a correta inserção dos eletrodos garantindo que o eletrodo seja colocado no núcleo adequado do cérebro, responsável pela falha de uma substância que causa o Parkinson.
De acordo com Dr. Nicollas Rabelo, a cirurgia contou com suporte equipado com tomografia intraoperatória e recursos tecnológicos de ponta. “Foi um procedimento altamente seguro e eficaz, resultado de um trabalho multidisciplinar envolvendo profissionais de diversas áreas e estados”, afirma o neurocirurgião.
Dr. Messias destacou a importância dessa conquista para a região. “este tipo de cirurgia, até pouco tempo, estava restrita a grandes centros devido à complexidade e à necessidade de uma equipe altamente especializada. A realização desse procedimento aqui representa um avanço significativo, possibilitando que pacientes da região tenham acesso a um tratamento de excelência sem precisar se deslocar para capitais”, ressaltou. Com a participação de mais de 20 profissionais, a cirurgia simboliza o compromisso da Unimed em oferecer o que há de mais moderno e seguro em tratamentos neurológicos.
