
Moradores do bairro Buritis, em Belo Horizonte (MG), relatam que aracnídeos de grande porte tem aparecido em suas residências. Residentes da localidade afirmam que seus prédios têm sido invadidos pelas aranhas, cujo tamanho é superior ao de um controle remoto de TV.
Especialistas alertam para o fato de que os animais são agressivos, têm picada dolorosa, mas não há motivo para pânico, já que o veneno é moderadamente tóxico.
Flávia Prado, moradora da região, afirma que é a terceira vez que os bichos são encontrados.
“Eu iria embora e deixava elas ficarem com a casa. Passava até a escritura para o nome delas’’. O comentário é uma reação em tom de brincadeira ao aparecimento de aracnídeos de grande porte.
Adalberto Santos, aracnólogo do Departamento de Zoologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, analisou as fotos das aranhas e listou os principais cuidados que as pessoas devem tomar ao encontrá-las em casa.
“Ambas são peçonhentas, como todas as aranhas, mas somente uma delas demanda atendimento médico em caso de picada”, afirma o especialista.
Adalberto explica que os animais registrados pelos moradores do Buritis no Facebook são de espécies diferentes. O maior, fotografado próximo a um espelho, é do gênero phoneutria, mais conhecido como “aranha armadeira”. O outro é uma sparassidae polybetes, popularmente chamada de ‘polybetes’.