
As decisões em coletivo, tem como objetivo conter o grande avanço da Covid-19, e evitar a migração para Onda Roxa.
Na última quinta-feira (21), aconteceu uma reunião virtual com a presença de diversos prefeitos e autoridades da região, para que uma ação conjunta pudesse ser estabelecida e assim diminuir a proliferação do Coranavírus.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teme uma terceira variante da Covid.
“Estou pessoalmente confiante de que, com o avanço do processo de vacinação, venhamos a ter a situação sob controle. Mas nada garante que uma terceira onda, inclusive pior do que a segunda, venha. O vírus está solto, sofrendo mutações, e pode surgir uma variante mais letal e mais contagiosa”, falou.
Em Passos (MG), o prefeito Diego Oliveira (PSL), divulgou um decreto na manhã desta sexta-feira (21), decretando medidas de restrições adicionais excepcionais às diretrizes estaduais do Plano Minas Consciente para a Onda Vermelha, que serão adotadas pelo município, no período de 22 de maio a 05 de junho 2021.
Entre as medidas estão, funcionamento dos serviços essenciais e não essenciais, somente de segunda a sexta-feira até às 21h, aos sábados, domingos e feriados, somente poderá funcionar estabelecimentos essenciais. Restaurantes e postos de serviços situados às margens da Rodovia MG-050, poderão funcionar diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, até às 21h.
Em Passos, também fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em áreas públicas, como parques, praças e vias públicas, às pessoas poderão circular em via pública somente nos horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
Em Alpinópolis (MG), as medidas mais restritivas também foram tomadas e tudo indica que todas as cidades da região seguirão as mesmas ações de restrições, que começam a valer no próximo sábado (22).
O prefeito Rafael Freire (PSB), informou que os comércios poderão funcionar de domingo a domingo até às 21h. Bares, restaurantes e similares poderão oferecer somente 5 mesas com no máximo 04 pessoas, e proibido o consumo em balcão. Fica proibido qualquer tipo de evento, inclusive familiares e demais sob multa de R$250 à 5 salários mínimos.
Caso haja aglomerações em vias públicas, a multa será de R$200 por pessoa.
Em Capitólio (MG), o prefeito Cristiano Geraldo da Silva (PP), reunirá com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 por volta das 16h, porém, adiantou que os comércios poderão funcionar de domingo a domingo até às 21h.
“O turismo também continuará funcionando com as devidas restrições, pois, diminuímos muito os casos de positivados após criação do Centro Municipal de Combate a Covid-19”, frisou o prefeito.