Jornal Folha Regional

Furnas e Alago firmam parceria para regularizar uso de áreas no reservatório da UHE Furnas

Compartilhe:
DCIM\100MEDIA\DJI_0456.JPG

Instrumento prevê a criação de consórcio de município para centralizar e fiscalizar ações.

A Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago) e Furnas assinaram na última quinta-feira (17), um protocolo para compatibilizar o uso e ocupação de áreas no entorno do reservatório da Usina de Furnas (MG) com a legislação e os programas ambientais estabelecidos para o empreendimento.

Entre outras finalidades, o protocolo prevê cooperação técnica para a criação de um consórcio de municípios, que centralizará os pedidos de regularização de construções em áreas sob a concessão de FURNAS e preservação permanente (APPs).

De acordo com o presidente de Furnas, Pedro Brito, a iniciativa vai organizar o fluxo de operações e demandas de moradores e empreendedores, envolvendo também os órgãos de fiscalização.

“Estamos criando um mecanismo mais formal (de governança) para dar segurança jurídica e encontrar um caminho de prosperidade tanto para a empresa quanto para os municípios”, afirmou. “Este é o primeiro de outros projetos que virão”, finalizou, lembrando de negociações em curso para revitalização de nascentes na região e melhoria da operação das balsas que atendem municípios banhados pelo lago.

Para o presidente da Alago e prefeito de Cristais (MG), Djalma Carvalho, o protocolo representa um passo importante para a consolidação do uso múltiplo do reservatório, utilizado para atividades de turismo, piscicultura e lazer. “Este é um momento ímpar, inusitado na história das relações dos municípios com FURNAS. Sei da imperiosa necessidade de termos um comportamento parceiro para dar às águas do lago o uso múltiplo tão desejado pelos municípios”, declarou.

O protocolo estabelece responsabilidades e obrigações da empresa e da Alago na gestão das áreas ocupadas ao longo do reservatório. Caberá à Alago, por exemplo, coordenar a fiscalização das ocupações regularizadas e coibir o surgimento de construções irregulares.

Já Furnas terá o papel de estabelecer os procedimentos para a solicitação de anuência para os usos permitidos nas bordas do reservatório. A companhia se compromete também a dar continuidade aos processos de reintegração de posse somente dos imóveis que não se comprometerem a fazer a regularização de acordo com as normas estabelecidas.

Após a constituição do consórcio público, FURNAS e Alago elaborarão projeto específico que será formalizado por meio de Termo de Cooperação e definirão um plano de trabalho. O protocolo não prevê a transferência de recursos financeiros entre as partes.

A reunião para assinatura do protocolo foi realizada de forma virtual e contou com a presença de prefeitos da região.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.