
No dia 26 de junho, às 19h, acontece o lançamento do livro “Vísceras e sonhos – poemas reunidos”, de autoria da barrense Sabrina Moura, de 37 anos. O evento será transmitido pelos canais online — Facebook e Youtube — da Editora Patuá de São Paulo (SP), a qual foi responsável pela publicação do livro. A live contará com a presença do editor Eduardo Lacerda, a jornalista Adriana Dias e a Prof. Dra Michelle Lopes.
Sabrina Moura é formada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba, em Administração de Empresas pela Laney College e Pós-Graduada em Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro e também em Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac Rio. Atualmente estuda Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais.
A obra reúne textos que foram escritos pela autora ao longo de sua vida, trazendo desde produções mais antigas — 1997 e 1998 — quando ela ainda era adolescente, até as inspiradas nos dias atuais. Produzidos em diferentes fases, os textos apresentam peculiaridades de seu estilo lírico, romântico e profundo. Além de retratar sua trajetória de autodescobrimento como artista e como mulher.
Apesar de escritos em versos livres, alguns textos longos e haicais, apresentam uma preocupação com a qualidade e a musicalidade das rimas.
Alguns poemas são leves como sonhos bons, retratando a simplicidade através do olhar da poeta e descrevem as relações cotidianas e os encontros casuais, onde o apreço pela musicalidade do linguajar simples são evidenciados. Ao retratar sentimentos não tão bons, como o da tristeza oriunda das relações hostis, busca fazê-lo de forma sutil. Seus poemas trazem de forma sensível e bela, rimas que remetem a todo um universo de sensações e imaginação. Outros poemas são viscerais, repletos de melancolia, sentimentos bagunçados, questionamentos existenciais, que culminam em uma violência interna, frutos de intensas paixões, encontros e desencontros vividos pela autora.
Os poemas, apesar de escritos em versos livres, alguns textos longos e haicais, apresentam uma preocupação com a qualidade e a musicalidade das rimas. Os poemas reunidos em “Vísceras e sonhos” dão origem a um livro de versos e estrofes, mas acima de tudo, dão vida a um livro de sentimentos.

O traço literário de Sabrina é marcado pelo lirismo típico da vida no interior e sofre também influência dos diferentes lugares por onde passou, em curtas viagens ou até mesmo pelo tempo vivido no exterior. Como boa mineira que é, inspirou-se nas sensações trazidas pelo diário contato com a natureza de seu estado natal: as serras e o cerrado, as cachoeiras com suas águas cristalinas e cânions deslumbrantes. Em outros tantos momentos, sua inspiração passa pelo mar bravio, ou por um calmo pôr-do-sol em um país distante.
O amor à arte que hoje ela carrega consigo foi ‘hereditário’, já que herdou de seus pais: mãe mineira e pai nordestino. Seus textos expressam o contato com a cultura do interior de Minas Gerais. O vocabulário, expressões linguísticas, ritmos influenciaram sua formação como pessoa e como artista. Estas influências também são observadas no seu livro infantil “A história da Porquinha Biju e de Mirto Sardinha”, publicado em 2020 pela Editora São Paulo da cidade de Passos (MG).
O início da organização dos textos do livro “Vísceras e Sonhos – Poemas Reunidos” deu-se em 2017, quando Sabrina havia, naquela ocasião, deixado uma carreira em ascensão em uma grande empresa multinacional para trabalhar com o que ela mais gosta: teatro e literatura.
De volta a Minas Gerais, a autora revisitou o passado ao manusear os guardados antigos: cadernos e diários de sua infância e adolescência. Esta experiência fez com que poemas escritos em folhas soltas, com rabiscos e rasuras, juntamente com poemas escritos na fase adulta fossem reunidos e transformados em uma obra literária.
Uma série de bate-papos e workshops ministrados por Sabrina Moura acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram (@sab.mou) e Facebook da autora.
Este é um projeto realizado com recursos da Lei 14.016 – Lei Aldir Blanc – Edital LAB 24/2020 – Estado de Minas Gerais.