Jornal Folha Regional

Barrense publica seu primeiro livro de poemas

Compartilhe:

No dia 26 de junho, às 19h, acontece o lançamento do livro “Vísceras e sonhos – poemas reunidos”, de autoria da barrense Sabrina Moura, de 37 anos. O evento será transmitido pelos canais online — Facebook e Youtube — da Editora Patuá de São Paulo (SP), a qual foi responsável pela publicação do livro. A live contará com a presença do editor Eduardo Lacerda, a jornalista Adriana Dias e a Prof. Dra Michelle Lopes.

Sabrina Moura é formada em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba, em Administração de Empresas pela Laney College e Pós-Graduada em Especialização em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro e também em Especialização em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac Rio. Atualmente estuda Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

A obra reúne textos que foram escritos pela autora ao longo de sua vida, trazendo desde produções mais antigas — 1997 e 1998 —  quando ela ainda era adolescente, até as inspiradas nos dias atuais. Produzidos em diferentes fases, os textos apresentam peculiaridades de seu estilo lírico, romântico e profundo. Além de retratar sua trajetória de autodescobrimento como artista e como mulher.

Apesar de escritos em versos livres, alguns textos longos e haicais, apresentam uma preocupação com a qualidade e a musicalidade das rimas.

Alguns poemas são leves como sonhos bons, retratando a simplicidade através do olhar da poeta e descrevem as relações cotidianas e os encontros casuais, onde o apreço pela musicalidade do linguajar simples são evidenciados. Ao retratar sentimentos não tão bons, como o da tristeza oriunda das relações hostis, busca fazê-lo de forma sutil. Seus poemas trazem de forma sensível e bela, rimas que remetem a todo um universo de sensações e imaginação. Outros poemas são viscerais, repletos de melancolia, sentimentos bagunçados, questionamentos existenciais, que culminam em uma violência interna, frutos de intensas paixões, encontros e desencontros vividos pela autora.

Os poemas, apesar de escritos em versos livres, alguns textos longos e haicais, apresentam uma preocupação com a qualidade e a musicalidade das rimas. Os poemas reunidos em “Vísceras e sonhos” dão origem a um livro de versos e estrofes, mas acima de tudo, dão vida a um livro de sentimentos.

O traço literário de Sabrina é marcado pelo lirismo típico da vida no interior e sofre também influência dos diferentes lugares por onde passou, em curtas viagens ou até mesmo pelo tempo vivido no exterior. Como boa mineira que é, inspirou-se nas sensações trazidas pelo diário contato com a natureza de seu estado natal: as serras e o cerrado, as cachoeiras com suas águas cristalinas e cânions deslumbrantes. Em outros tantos momentos, sua inspiração passa pelo mar bravio, ou por um calmo pôr-do-sol em um país distante.

O amor à arte que hoje ela carrega consigo foi ‘hereditário’, já que herdou de seus pais: mãe mineira e pai nordestino. Seus textos expressam o contato com a cultura do interior de Minas Gerais. O vocabulário, expressões linguísticas, ritmos influenciaram sua formação como pessoa e como artista. Estas influências também são observadas no seu livro infantil “A história da Porquinha Biju e de Mirto Sardinha”, publicado em 2020 pela Editora São Paulo da cidade de Passos (MG).

O início da organização dos textos do livro “Vísceras e Sonhos – Poemas Reunidos” deu-se em 2017, quando Sabrina havia, naquela ocasião, deixado uma carreira em ascensão em uma grande empresa multinacional para trabalhar com o que ela mais gosta: teatro e literatura.

De volta a Minas Gerais, a autora revisitou o passado ao manusear os guardados antigos: cadernos e diários de sua infância e adolescência. Esta experiência fez com que poemas escritos em folhas soltas, com rabiscos e rasuras, juntamente com poemas escritos na fase adulta fossem reunidos e transformados em uma obra literária.

Uma série de bate-papos e workshops ministrados por Sabrina Moura acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho. A programação pode ser acompanhada pelo Instagram (@sab.mou) e Facebook da autora.

Este é um projeto realizado com recursos da Lei 14.016 – Lei Aldir Blanc – Edital LAB 24/2020 – Estado de Minas Gerais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.