
A Justiça Eleitoral da comarca de Mantena (MG) cassou o mandato do prefeito e vice-prefeito da cidade. A decisão foi proferida pelo Juiz Eleitoral Thiago Guimarães Emerim, no final do último mês.
De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público, o prefeito João Rufino Sobrinho (PSB) e o vice, Ronaldson Ferreira (PSB), são acusados de captação ilícita de sufrágio, expressão traduzida para compra de votos, nas eleições do ano passado.
A Inter TV dos Vales teve acesso a um vídeo que mostra o prefeito entregando dinheiro a um homem. Segundo o MP, a pessoa que aparece nas imagens é uma testemunha que iria depor, falando o que sabia sobre o caso, e o chefe do Executivo teria pagado a ele para que não fosse testemunhar.
Com a condenação, a Justiça Eleitoral determinou a realização de novas eleições na cidade de Mantena e que o prefeito pague uma multa de R$ 50 mil. Os dois denunciados poderão recorrer da decisão.
Em nota, a prefeitura disse que o prefeito foi surpreendido pela decisão desfavorável e sem qualquer embasamento probatório que a justificasse, suficientemente, para derrubar a vontade do povo mantenense, que confiou ao prefeito e ao vice a administração da cidade de forma tão expressiva.
A nota diz ainda que se trata de decisão proferida em primeira instância e que os recursos serão apresentados, não havendo dúvida de que a verdade será restabelecida.