Jornal Folha Regional

Congresso Nacional discute impacto do Lago de Furnas em cidades mineiras e paulistas

Compartilhe:

Às 10h desta terça-feira (6), aconteceu na Câmara dos Deputados, uma audiência pública para discutir a crise hídrica do Lago de Furnas e o impacto na geração de energia elétrica em diversas cidades de Minas Gerais e São Paulo, as quais dependem da água armazenada no lago.

Participaram da reunião representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Águas (ANA), do Operador Nacional do Sistema (ONS), além de autoridades dos estados de Minas e São Paulo.

O principal tema discutido no debate é a escolha da divisão da água do Lago de Furnas entre tantos setores: geração de energia em sete usinas, agricultura, turismo, piscicultura e transporte. Nos últimos tempos, a chuva na região diminuiu drasticamente, o que interfere na opção de atender todos esses setores.

Nos últimos sete anos, as chuvas no país foram abaixo da média. Furnas representa 12% da água armazenada no país e atende sete usinas no Rio Grande.

O presidente da Associação dos Municípios do Lago de Furnas e prefeito de Cristais (MG), Djalma Francisco de Carvalho, defendeu o chamado ‘uso múltiplo das águas’ e criticou a gestão até o momento. Segundo ele, a situação crítica em Furnas é o resultado da prioridade dada à geração de energia.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.