Jornal Folha Regional

Furnas participa da campanha 16 Dias de Ativismo

Compartilhe:

FURNAS participará da campanha da ONU Mulheres 16 Dias de Ativismo a partir de amanhã até o dia 10 de dezembro deste ano. Trata-se de uma mobilização mundial que ocorre anualmente. No Brasil, começa no dia 20/11, Dia Nacional da Consciência Negra, e se estende até o dia 10/12, Dia Internacional dos Direitos Humanos (totalizando 21 dias de campanha).

Neste ano, o lema definido pela instituição foi “Onde Você Está Que Não Me Vê? Somos Nossa Existência”. O tema é um apelo pela conscientização para a invisibilidade de grupos de mulheres que foram duramente afetadas durante a pandemia e também para ampliar o conhecimento sobre as diferentes formas de violência – física, sexual, patrimonial, psicológica e moral.

A violência contra mulheres e meninas é uma das violações de direitos humanos mais difundidas, persistentes e devastadoras no mundo, e ainda permanece amplamente sem denúncia devido à impunidade, silêncio, estigma e vergonha que a cerca.

“FURNAS, como empresa signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) e integrante da rede global de companhias que assumiram compromisso público com a igualdade de gênero, participa dessa campanha realizando ações de sensibilização para aumentar o engajamento de todas e todos pela causa”, explica Livia Maria Krykhtine Lira, técnica da Gerência de Responsabilidade Sociocultural de FURNAS.

Dentro desse contexto, em novembro, a empresa participou do 6º webinar do Comitê Permanente para Questões de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (Cogemmev), do qual FURNAS faz parte. O evento tratou da promoção da igualdade racial no contexto do serviço público.

Campanha 16 dias de ativismo

No Brasil, a mobilização começa antes em referência ao dia da morte de Zumbi, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. Este dia é dedicado de modo especial à reflexão sobre o racismo na sociedade brasileira e sobre a influência do povo africano na formação cultural do nosso país.

Porém, ainda hoje é possível ver os reflexos da história de desigualdade e exploração da população negra. A violação de seus direitos reforça ainda mais as desigualdades sociais. Uma das principais expressões das desigualdades existentes no Brasil é a forte concentração dos índices de violência letal na população negra.

De acordo com o Atlas da Violência 2020, publicado pelo Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2018, 68% das mulheres assassinadas no Brasil eram negras. Enquanto entre as mulheres não negras a taxa de mortalidade por homicídios no último ano foi de 2,8 por 100 mil, entre as negras a taxa chegou a 5,2 por 100 mil, praticamente o dobro.

Para intensificar essas realizações, as Nações Unidas convidam a todas e todos a nos unirmos pelo fim da violência contra as mulheres até 2030, fazendo alusão à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esses objetivos contribuem para intensificar o combate às discriminações e violências baseadas no gênero, principalmente o ODS 5 – Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas e sua meta 5.2 – Eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas, incluindo o tráfico e exploração sexual e de outros tipos.

Compartilhe:

Uma resposta para “Furnas participa da campanha 16 Dias de Ativismo”

  1. Parabéns são essas ações que mostram as pessoas que somos todos iguais,viemos do mesmo lugar e pro lugar voltaremos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.