Jornal Folha Regional

Ministro visitará São José da Barra na próxima semana para apurar baixo nível

Compartilhe:

O reservatório atende 34 cidades mineiras e cerca de 500 mil pessoas


O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, estará na Casa de Visitas no bairro de Furnas em São José da Barra (MG), na próxima segunda-feira (14), para iniciar o diagnóstico sobre o baixo nível do reservatório que atende 34 cidades mineiras e cerca de 500 mil pessoas.


O compromisso foi feito, na última terça-feira (8), após reunião entre ele, o presidente Jair Bolsonaro, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e o líder da bancada mineira, o deputado Diego Andrade (PSD). Os parlamentares foram até o Palácio do Planalto para cobrar uma solução.


Atualmente, o nível do lago está 754 m acima do nível do mar, o que, segundo moradores da região e parlamentares, inviabiliza atividades econômicas importantes para os municípios ao redor, como turismo, piscicultura, produção agrícola e pecuária.

O pedido deles é que seja estabelecida uma cota mínima de 762 m, que seria o patamar a partir do qual essas atividades seriam viáveis. Um dos pedidos de Pacheco foi para apurar se o esvaziamento do lago tem correlação com vazão de água para abastecer com hidrovia Tietê-Paraná.


Bento alegou que o baixo nivelamento se deve a questão da crise hídrica e que, após a visita ao local, vai apresentar soluções para moradores da região. O baixo nível dos reservatórios brasileiros foi apontado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reativar a bandeira vermelha na conta de luz.


Hoje, o nível atual do lago de Furnas é, inclusive, inferior a 756 m, cota estabelecida inicialmente pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por definir o volume de energia produzido pela usina de Furnas. O nível dos reservatórios é fiscalizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.