Jornal Folha Regional

Manifestante Pró Bolsonaro ofende a UEMG em vídeo

Compartilhe:

No último sábado (1⁰), em diversas cidades do país, ocorreram manifestações pró e contra o atual Presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro (Sem partido).

Em Passos (MG), uma manifestante afirmou por meio de um vídeo, que um veículo que estava na manifestação a favor do presidente, recebeu “ovadas” e “pedradas”, afirmando que no respectivo local morava alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais, e que 80% dos alunos são petistas.

Ainda no vídeo, diversas palavras contra a universidade foram citadas.

Nesta mesma tarde, o Diretor da Universidade, juntamente com o vice e coordenadores de cursos, divulgaram uma nota.

NOTA DA UNIDADE PASSOS DA UEMG À COMUNIDADE LOCAL E REGIONAL

Neste primeiro dia de maio de 2021, em que se celebra o Dia do Trabalho, alunos, servidores e a própria Unidade foram vítimas de ofensas e alegações pejorativas completamente descoladas da realidade e da nossa História. A Unidade Passos foi formalmente incorporada à Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG em novembro de 2014, contudo, em 2021 completamos 55 anos de história.

Nesses 55 anos a Unidade formou milhares de profissionais diretamente responsáveis por atuar em Passos, na região e também em diversos locais do Brasil.

Temos imenso orgulho de toda a contribuição feita à comunidade local, regional, estadual e nacional. Temos uma relação harmoniosa e de efetivas parcerias com os inúmeros setores da sociedade civil e com os outros aparelhos públicos, com nossos alunos e professores atuando, em muitos casos voluntariamente, nos mais diversos espaços, movimentos e projetos, de modo a cada vez mais acentuar nossa presença e marcante contribuição ao desenvolvimento local e regional.

A Universidade Pública é um espaço democrático que acolhe a diversidade, que promove o diálogo e a construção de reflexões e ações que extrapolam seus muros. É o nosso papel. A Universidade é um aparelho do Estado e, como tal, seu compromisso, efetivado por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, é com a formação de profissionais capacitados, críticos, com autonomia intelectual, o que também se concretiza na melhoria da condição de vida do nosso povo.

Nossa comunidade acadêmica conta hoje com mais de 5 mil alunos, cerca de 300

professores, 100 servidores administrativos e mais de 100 funcionários terceirizados. Temos 27 cursos de graduação, cobrindo todas as áreas do saber, e um Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Tudo isso nos torna a maior instituição de ensino público na nossa região. Também torna imensa a nossa responsabilidade. E é parte dessa responsabilidade vir a público em defesa da nossa instituição, de seus alunos e trabalhadores, e repudiar veementemente quaisquer ofensas e desqualificações de que fomos vítimas. Além de tomarmos as medidas cabíveis nos âmbitos em que se fizerem necessárias.

Nosso sincero anseio é que todos, particularmente os que tão gratuitamente nos criticam, possam conhecer as inúmeras ações que realizamos. Produzimos conhecimento, formamos profissionais cidadãos e contribuímos fortemente com o desenvolvimento e melhoria das condições de vida do nosso povo de toda a região com a nossa proposição, realização e inserção de centenas de ações e projetos voltados diretamente para a comunidade externa, local e regional.

Como espaço de produção de conhecimento defendemos a diversidade, a divergência e o

debate saudáveis, o diálogo e, sobretudo, o respeito às mais diversas expressões, dentro do limite que a lei impõe.

A Universidade não tem alinhamento partidário. Nosso alinhamento é com a melhoria da condição de vida do nosso povo. Nossos alunos e trabalhadores têm resguardos pela Lei o direito de livre expressão. Como o tem qualquer cidadão. Porém, entendemos que ofensas diretas ou

genéricas a qualquer membro de nossa comunidade ou à própria Instituição não são aceitáveis.

Principalmente neste momento em que se reafirma a cada dia que é o conhecimento, a ciência, que salvam a nossa vida e de nossos familiares e não discursos e ações pautados tão somente no desconhecimento e alinhamentos acríticos e oportunistas.

Nós nos levantamos e sempre nos levantaremos em defesa da Vida, do Conhecimento, da Ciência, da Liberdade, da Dignidade e do Respeito.

A todos aqueles que se dispuserem a nos conhecer e ao nosso trabalho estamos de

braços abertos.

A todos os trabalhadores: Saúde, Respeito e Dignidade!

Passos, 1 de maio de 2021.

Professor Itamar Teodoro de Faria

Diretor Acadêmico da Unidade Passos

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não