Jornal Folha Regional

Municípios da região assinam decreto para liberdade econômica

Compartilhe:

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso realizou nesta segunda-feira, 26, evento no qual 18 municípios do Sul de Minas assinaram decreto que prevê liberdade econômica no âmbito do programa Minas Livre Para Crescer. A legislação promove a simplificação e a desburocratização no ambiente de negócios.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diego de Carvalho, o decreto vai possibilitar que mais de 700 atividades com grau de risco baixo sejam liberadas da exigência de alvará de funcionamento. “A intenção com o decreto é gerar um ambiente mais propício para abertura de novos negócios, que será ótimo para a economia e para aqueles que querem empreender”, destaca.

A iniciava da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais conta com o apoio de empreendedores e entidades para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização e simplificação de procedimentos.

Segundo o prefeito de Paraíso, Marcelo Morais, um dos principais focos deste projeto do governo estadual é pôr fim à “papelada” exigida para a abertura de pequenos empreendimentos. “Às vezes, o cidadão quer abrir um pequeno negócio e não tem a necessidade de um alvará de funcionamento. Se ele tiver CNPJ, já pode começar a trabalhar”, ressalta.

Morais também destaca que esta era uma das metas da administração municipal. “Assim, conseguimos cumprir mais uma meta do nosso plano de governo. Já estamos informatizando todo o sistema da prefeitura para que mais serviços cheguem ao cidadão via site. Aos poucos, vamos ajustando a máquina pública e acertando a dívida que foi deixada”, disse o prefeito.

EM PASSOS

Apesar de ter sido lançado em Passos no início do mandato, o município ainda não conseguiu aderir ao programa Minas Livre para Crescer. Ontem, a prefeitura informou que, com a proposta de estimular o desenvolvimento das atividades empresariais e, consequentemente, fomentar a geração de novos postos de trabalho, a Secretaria de Planejamento deu início a mais uma ação do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Segundo a administração, diversas secretarias e departamentos da Prefeitura de Passos se reuniram de forma remota com a equipe do Sebrae para tratar das políticas municipais voltadas à simplificação, facilitação e desburocratização dos processos de registro e legalização para empresários e pessoas jurídicas, com base na Lei Federal de Liberdade Econômica.

Programa prevê competitividade e atração de investimentos

PASSOS – Instituído pelo Decreto nº 47.776, de 4 de dezembro de 2019, o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer tem como objetivo tornar Minas Gerais o estado mais livre para se empreender do Brasil, com mais competitividade e atrativos para se investir, propiciando o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

Segundo informações da secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico, o Minas Livre para Crescer conta com o apoio de empreendedores e entidades parceiras para identificação de normas e medidas que podem ser modificadas para a melhoria do ambiente de negócios, com foco na desburocratização da atividade estatal pela simplificação de procedimentos e otimização da legislação de forma a estabelecer garantias à livre iniciativa.

Outra frente de atuação do Programa é no auxílio aos municípios, para que os mesmos possam recepcionar a Legislação Federal e Estadual com o foco na Liberdade Econômica.

No início da segunda quinzena de junho, decretos municipais de liberdade econômica foram implementados em Campo Belo, Formiga, Capitólio e Iguatama, nas regiões do Sul e do Centro-Oeste mineiros.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas (Sede), na época, dos 91 municípios contatados pelo governo, 38 estavam com os decretos em elaboração e 19 já haviam publicado os documentos. De acordo com o subsecretário, Douglas Cabido, que participou das agendas junto aos prefeitos, as cidades que instituíram a legislação já apresentam resultados positivos de crescimento econômico e comercial face à desburocratização implementada.

A Sede promove com as gestões municipais na elaboração dos decretos e na atualização de legislações anteriores ao programa. Itajubá, no Sul de Minas, por exemplo, implementou lei municipal via Câmara de Vereadores sem a necessidade de decreto do prefeito para que as medidas fossem acolhidas no ordenamento legal municipal.

Via Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.