Jornal Folha Regional

Iepha prevê início do processo de tombamento de lagos de Furnas e Peixoto

Compartilhe:

No dia em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, uma reunião virtual foi marcada para dar início ao estudo de viabilidade do processo de tombamento dos Lagos de Furnas e Peixoto. Dentre os 16 participantes estava Felipe Cardoso Vale Pires, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) que explicou sobre o processo de tombamento e sobre a necessidade de equipe multidisciplinar capacitada para execução do trabalho, em tempo estimado de 10 a 15 meses, a um custo de R$800mil.

O tombamento não resolve e nem garante as cotas mínimas dos dois lagos, porém fortalece a luta pela Emenda Constitucional 106.

Foram levantadas durante a reunião as facilidades para o trabalho, uma vez que estudos já existentes nas universidades, nos circuitos existem muitos levantamentos e planilhas e plano do GERC (espanhóis), cuja planta com as atividades de terra e água já foram apresentadas para o Iepha e participantes presenciais.

De acordo com o deputado estadual Bernardo Bartolomeo Moreira, Bartô, um dos propositores da agenda, este é um momento de ir construindo o caminho com muito trabalho e transparência para a conquista de resultados.

“Entreguei nosso dossiê Crise Anunciada do qual constam os motivos das cotas mínimas e a forma para se atingi-las. Vou dar entrada com requerimento pela Assembleia Legislativa de Minas e também entregar ao governo de Minas para fazer a abertura do processo de tombamento administrativo. Já o próximo passo é o requerimento para abertura do processo de tombamento”, informou o parlamentar.

O inventário pode ser posterior ao tombamento, e possibilitará o plano integrado de turismo aos municípios dos dois lagos.

“O processo de tombamento requer uma articulação e interlocução com todos os entes envolvidos, desde os municípios até a instância federal, indicando as diretrizes da proteção e perímetro do entorno. E abre possibilidades para a implementação de um plano de desenvolvimento do Turismo nos Lagos”, assegurou o deputado.

Estiveram reunidos também os representantes dos grupos Profurnas, ProPeixoto, Acminas e Federaminas, além da Alago e de vereadores da região.

Via Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.