Jornal Folha Regional

Reflexos da geada: pó de café tem alta de 11,72%

Compartilhe:

Quase um mês após a grande geada que atingiu o Sul de Minas, os reflexos continuam aparecendo. Agora é no preço do café em pó. Segundo o Departamento de Pesquisa do Grupo Unis, em agosto, o café em pó teve alta de 11,72% em relação a julho em Varginha.

O café foi um dos produtos fortemente afetados pelas geadas, resultando em elevação das cotações e atingindo os preços médios dos seus derivados como o café em pó.

“Esse aumento foi bastante influenciado pelo fato do que o café já vinha com preços bem elevados este ano e agora a safra estava atrasada. Porém, com a chegada da geada, isso acabou atrapalhando ainda mais, houve perdas consideráveis, uma diminuição forte da oferta, que a gente já está notando nos seus derivados”, explicou o economista Pedro Portugal.

Segundo ele, mais aumentos podem chegar já que a safra do ano que vem já pode ter sido prejudicada.

“Mais aumentos podem chegar no seguinte sentido: a safra 2020/2021, que é esta que está sendo colhida agora, teve esse impacto, mas a preocupação maior dos especialistas está relacionada com a questão da safra 2021/2022, então com esse aumento que aconteceu agora e com a provável quebra da safra 2021/2022, os aumentos podem continuar”, disse o economista.

Segundo relatório da Emater-MG, a estimativa é que a geada afetou aproximadamente 156,3 mil hectares de café, o que corresponde a 17,2% da área ocupada com cafeicultura na região abrangida pelo levantamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.