
Ele teve queimaduras de 2º grau durante o combate às chamas próximo à nascente do Rio São Francisco, no último domingo (29); e está hospitalizado desde então. Neste sábado (4) ele foi encaminhado para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).
O brigadista do Parque Nacional da Serra da Canastra, Daniel Dias, que se feriu durante o combate a um incêndio em São Roque de Minas no último domingo (29), foi transferido neste sábado (4) para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) no Distrito Federal, onde passará por cirurgia.
De acordo com a pasta, o paciente está internado, recebendo os cuidados necessários para o quadro clínico. Daniel teve 20% do corpo queimado. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as queimaduras de 2º grau atingiram as pernas, braço e causaram lesões pontuais no abdômen, tórax e face.
“O paciente foi admitido pela equipe de queimados do Hran que está sempre a postos e funciona 24 horas por dia para atender casos como esses”, afirmou o superintendente da Região de Saúde Central, Pedro Zancanaro.
Após avaliação da equipe do Hran, constatou-se a necessidade de cirurgia ou enxerto. O procedimento cirúrgico ocorrerá ainda neste sábado.
Daniel estava internado desde o dia 29 de agosto, data do incêndio, no hospital de São Roque de Minas. Devido à gravidade do caso, foi solicitada remoção para uma unidade hospitalar com recursos para atendimento a queimados.
Foi feito contato com a equipe da Unidade de Queimados do Hran e a vaga foi disponibilizada. Com isso, o paciente foi encaminhado ao Distrito Federal. O avião chegou em Brasília na madrugada deste sábado e o brigadista rapidamente foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros para o hospital.
O chefe do Parque Nacional da Serra Canastra, Carlos Henrique Bernardes, disse no dia 30 de agosto, que brigadistas do parque e militares do Corpo de Bombeiros atuaram no combate às chamas que, segundo ele, foi controlado. Ainda segundo Bernardes, um brigadista se feriu e teve que ser hospitalizado.

O diretor do Parque da Canastra disse que o fogo se aproximou da área urbana da cidade e de uma loja de madeiras. Apesar disso, o incêndio não atingiu residências, comércios e o Parque da Canastra. Bernardes informou também que o caso foi denunciado para a Polícia Civil.
A Polícia Civil informou que instaurou inquérito apurar as causas do incêndio, bem como para averiguar a situação em que o socorrista sofreu queimaduras.
Conforme Daniela, o incêndio teria começado em uma propriedade privada próximo à residência dela e se espalhou para a mata. Ela contou que havia saído para o trabalho quando foi informada que o fogo estava próximo à casa dela.
Daniela explicou ainda que o fogo consumiu cerca de 12 metros de eucaliptos e árvores frutíferas que haviam na mata.
ICMBio
O ICMBio enviou uma nota sobre o incêndio.
“O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que o incêndio atingiu uma área urbana do município de São Roque de Minas, limítrofe ao Parque Nacional da Serra da Canastra, mas não adentrou a Unidade de Conservação devido ao combate realizado pela brigada. O fogo teve início no domingo (29/8) em um pasto, mas a causa ainda não foi confirmada.
A ação durou aproximadamente 4 horas e contou com o apoio de quatro brigadistas, dois servidores e um voluntário do ICMBio. Um dos brigadistas sofreu queimaduras de 1º grau, foi atendido e passa bem, em recuperação”.