Jornal Folha Regional

ICMBIO e PMMG realizam operação contra trilheiros não autorizados na Serra da Canastra

Compartilhe:

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com a 18ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, realizou durante o feriado de 07 de setembro a operação “Estrada Legal II”, que visa coibir a prática de atividades off-road dentro das áreas regularizadas do Parque Nacional da Serra da Canastra. Essas áreas incluem cerca de 71.525 hectares demarcados e parte do território de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis.

O foco foi, principalmente, as atividades realizadas por motociclistas em trilhas não autorizadas. Segundo o instituto, esta prática causa diversos impactos ambientais como: erosões, destruição da vegetação nativa, perturbação da fauna, danos estéticos à paisagem do Parque Nacional, assoreamento de cursos d’água e cachoeiras, entre outros. 

O ICMBio completa que, além dos danos à Unidade de Conservação, a passagem dos trilheiros também causa transtornos aos produtores rurais que tem suas cercas cortadas, erosões em pastagens, fuga de gado e são vítimas de condutas desrespeitosas.

 Até ontem (7), já foram emitidos 10 autos de infração, com apreensão em flagrante de 09 motocicletas de trilha em dois locais diferentes do Parque Nacional da Serra da Canastra. O instituto informa que a condução de veículos automotores fora de estrada está em desacordo com as normas de preservação do Parque.

Fonte e Foto: ICMBio

Compartilhe:

2 respostas para “ICMBIO e PMMG realizam operação contra trilheiros não autorizados na Serra da Canastra”

  1. Manucu !!!! Vão demarcar os limites do parque, informar, colocar placas dizendo onde pode andar ou não !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não