
O Ministro do Tribunal de Contas da União, João Augusto Ribeiro Nardes, e o arcoense Walter Marinho, estiveram presentes em Capitólio (MG), para ministrar a palestra ”Inovação em Governança – Qual o futuro da gestão pública?’’. O encontro aconteceu na secretaria de educação do município, na última segunda-feira (11). A palestra coloca em pauta a governança pública e inovação para gestores públicos e membros da sociedade.
O ministro Nardes deu início a sua palestra colocando a governança como pilar de avaliação de desenvolvimento entre nações. Ele explicou que a origem grega da palavra ‘governança’, kubernaein, significa dirigir, dar direção a um navio.
Comparando a governança brasileira com a de países mais desenvolvidos, Nardes mostrou que as nações que alcançam seus objetivos tomaram atitudes para implementar a governança e acabar com a improvisação. De acordo com o mesmo, o fundamental para quem é gestor público é saber diferenciar a governança de gestão.
O ministro apresentou os 10 passos para a boa governança. Segundo ele, a Governança Pública serve para tornar o estado mais eficiente e mais eficaz. Liderança, estratégia e controle são os mecanismos que norteiam as boas práticas de governança. “Governança significa sempre colocar o interesse coletivo acima do interesse pessoal”, ressaltou. Ele ainda destacou que melhorar a governança contribui para o uso eficiente dos recursos públicos, para evitar fraudes e desvios e, principalmente, para entregar serviços de qualidade aos cidadãos.
Durante a apresentação, o ministro comentou sobre a importância do turismo para a região do Lago de Furnas.
‘’Vocês estão em uma posição privilegiada, e é a coisa mais importante que vocês tem em Capitólio e toda a região. Vocês estão a poucos quilômetros do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e não estão muito distantes de Brasília e nem de Goiás, vocês têm a capacidade de agregar tudo isso aqui. Minas Gerais exerce uma liderança hoje nacional, que podia estar páreo com São Paulo e superior ao Rio de Janeiro. Eu vejo vocês com uma grande capacidade de ser o estado destaque no Brasil, Minas tem essa capacidade de juntar e fortalecer a potência mineira’’, frisou.
O prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão falou sobre a importância da união entre os municípios da região.
‘’Nós não fazemos nada sozinhos, não adianta querermos envolver apenas São João Batista do Glória, São José da Barra, Guapé e Capitólio, mas também Piumhi, Passos e as outras. Temos que buscar essa união para desenvolvermos a região, assim todos vamos ganhar com essa política para o desenvolvimento de nossas cidades. Precisamos trabalhar de mãos dadas, não só nós prefeitos, mas com os empresários, comerciantes e população da nossa região, e com os deputados que nos apoiam’’, comentou o prefeito.

O idealizador do projeto, o Ministro Augusto Nardes, é formado em administração, com cursos de pós-graduação e mestrado em Genebra, Suíça, em estratégia de desenvolvimento. Augusto foi deputado estadual no Rio Grande do Sul, de 1987 a 1995 (2 mandatos consecutivos) e deputado federal pelo mesmo Estado de 1995 a 2005 (3 mandatos consecutivos), deixando o cargo para ocupar o Ministério do Tribunal de Contas.
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita de Capitólio, Ângela Leite, a presidente da Câmara de Capitólio, Miriam Salete, a presidente da Câmara de Guapé, Elizabete Florêncio, o prefeito de Ilicínea, Nirlei do Sindicato, o prefeito de São Roque de Minas, Onésio, o prefeito de Piumhi, Dr. Paulo, o vice-prefeito de São José da Barra, André Luiz, o presidente da Câmara de Alpinópolis, Alex Mochila, a prefeita de Jacuí, Di Professora, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o prefeito de São João Batista do Glória, Celsinho, o prefeito de Itaú de Minas, Norival Lima, juntamente com seu vice, Matheus Vilela, e demais autoridades.

Capitólio tem recebido diversas autoridades, por meio de uma articulação do prefeito Cristiano Geraldo da Silva (PP). Apenas este ano, a cidade já recebeu a visita do vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant (PSDB) e também do Secretário Estadual de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira.