Jornal Folha Regional

Capitólio se prepara para ser a cidade mais segura da região

Compartilhe:

Cidades inteligentes são cidades que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e fomentar o crescimento econômico. Para isso, investem em melhorias na infraestrutura local e criam soluções sustentáveis e inovadoras, resolvendo problemas habitacionais, ambientais, de consumo e de mobilidade urbana.

Segundo o prefeito de Capitólio (MG), Cristiano Gerardão (PP), no início do ano, sua gestão buscou cidades que estavam implantando o projeto, e chegaram até o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), responsável pela análise dos municípios.

‘’Esse estudo é realizado com custo zero para a prefeitura. O instituto vem, realiza o estudo, e deixa nas mãos da prefeitura, para que possamos licitar alguma empresa para executar o projeto. A empresa que ganhar a licitação é quem vai arcar com os custos do estudo para o IPCG’’, comentou Cristiano. 

Ainda de acordo com o prefeito, a parceria com a empresa foi fechada. 

‘’Firmamos uma parceria com eles, onde vão realizam todo o estudo da Cidade Inteligente, que envolve a troca da iluminação comum por led, colocar fibra ótica nos prédios públicos, colocar wi-fi em locais públicos, o projeto Olho Vivo, de monitoramento da cidade e a instalação de usinas fotovoltaicas’’, continuou.

O prefeito ainda afirma que o monitoramento de prédios públicos é totalmente necessário, devido a quantidade de danificações causadas em materiais da prefeitura. 

‘’Nesse meio tempo, nós vimos a necessidade de monitorar os prédios públicos, para evitar degradação. Nós temos historicamente problemas junto ao departamento de infraestrutura, como sabotagem de máquinas e veículos da prefeitura. Estamos fazendo isso para visar mesmo a prevenção e segurança dos prédios públicos, que são do povo. Então precisamos cuidar, fiscalizar e monitorar’’, informou Gerardão.

O prefeito disse que solicitou a presença de um vereador para discutir a emenda que seria usada para a instalação do Olho Vivo no município.

Vamos lá. Vereador me lembro sim, o que esta parecendo é que o senhor não se lembra, ou, acredito eu que o senhor se lembra muito bem e apenas está fazendo politicagem como vem fazendo.

‘’Informei a ele que esse valor não era suficiente para fazer o projeto “olho vivo” completo para monitorar toda cidade e escarpas, e perguntei se ele concordaria que eu utilizasse esse recurso para colocar câmeras nos prédios públicos. O projeto Olho Vivo faria dentro do projeto de Cidades Inteligentes. O legislativo disse que estava tudo bem, que eu poderia fazer desta forma’’.

O projeto seria votado na última quarta-feira (27), porém, o vereador Gabriel Sansoni pediu vista do mesmo. Portanto, o projeto será analisado pelas Comissões, sendo marcado uma nova reunião.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.