
Nos últimos nove dias, Passos registrou 284 novos casos de pessoas infectadas pelo coronavírus. Segundo boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura, o ritmo de crescimento aumentou após o período de Natal. No dia 27, quando o município atingiu 11.463 ocorrências, foram registrados 19 novos casos. Em 28 de dezembro, a prefeitura relatou mais 28 e, no dia seguinte, o número subiu para 63. Na última quinta-feira, a cidade teve 83 novos casos e chegou a 11.637 confirmações desde o início da pandemia.
Nos 20 primeiros dias de dezembro, o número de casos confirmados no município subiu de 11.400 para 11.432 casos, chegando a 11.444 no dia 23. Segundo o boletim de ontem, uma pessoa está hospitalizada e 322 morreram em decorrência da covid desde o ano passado, sendo que a última morte foi registrada no dia 30 de novembro. Na região, o número de casos confirmados já supera 51 mil.
Segundo informações do governo estadual, nos últimos 14 dias, a taxa de incidência de covid-19 em Minas caiu 4%. No entanto, considerando a última semana, o índice subiu 40%, conforme dados do Comitê Extraordinário Covid-19. Já as solicitações por internação tiveram redução de 15%.
Em São Sebastião do Paraíso, segundo município da região em número confirmações de infecção pelo coronavírus, o número de novos casos também cresceu nos últimos dias. Segundo boletins divulgados pela prefeitura, na última quarta-feira foram dez ocorrências e, ontem, o município registrou 14 novos casos.
Fortaleza de Minas, onde foram registrados 47 novos casos entre os dias 24 e 29 deste mês e o número de pessoas em isolamento por conta da covid-19 passou de nove para 56 no mesmo período, a prefeitura fez um novo decreto com restrições no horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes, até as 23h59, e proibiu a realização de festas folclóricas, apresentações musicais e atividades de esportes coletivos.
Em Capitólio, segundo informações da prefeitura, o número de casos aumentou de 1.425, no último dia 28, para 1.440 nesta quinta-feira. Ontem, a administração divulgou um aviso para as festas de Ano Novo na Praia. De acordo com o comunicado, só será permitida a entrada com a carteira de vacinação, onde deve constar a aplicação de vacinas em duas doses ou em dose única há pelo menos 15 dias, ou teste negativo para covid com até 72 horas antes da festa. De acordo com a prefeitura, será obrigatório o uso de máscaras.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde e da Prefeitura de Passos, o município já registrou pelo menos um caso de contaminação pela variante ômicron do coronavírus e um de infecção pela gripe Influenza A H3N2.
Na Santa Casa de Passos, conforme o boletim divulgado nesta quinta-feira, houve quatro altas desde quarta-feira, 29. Até ontem, o hospital estava com um paciente adulto internado com suspeita de covid-19 e um leito está interditado por motivo de isolamento, o que representa uma taxa de 4% de ocupação nas 45 vagas disponíveis na Enfermaria Covid-19.
Em São Sebastião do Paraíso, segundo boletim da prefeitura, cinco dos 47 leitos Enfermaria Covid do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos 20 leitos da UTI estavam ocupados nesta quinta-feira.
Via: Clic Folha.