Os primeiros dias de 2022 foram de fortes pancadas de chuva em todo o estado de Minas Gerais. Nesta terça-feira (4), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja, para chuvas intensas na região, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos fortes (60-100 km/h), com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o Instituto, há previsão de chuvas para Minas até o fim de semana.
Moradores da zona rural de São José da Barra (MG) e dos complexos de ranchos e chácaras, têm sofrido constantes prejuízos com a grande quantidade de chuvas no município. Diversas residências estão sendo inundadas pela lama que se forma em decorrência do fenômeno.
Na madrugada desta terça-feira, uma forte chuva causou estragos no município. Entre as casas inundadas, um morador registrou uma cena atípica: um cachorro subiu em cima de um banco para fugir da água.

O imóvel fica próximo a Figueira. Na imagem é possível ver que a água invadiu alguns cômodos da residência. Apesar do susto, o morador disse que perdeu uma máquina de cortar grama e uma bomba d’água. Os móveis não foram danificados. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido.

Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva na cidade nas últimas 24h é de 30 milímetros. De acordo com o Climatempo, a terça-feira segue com chuva devido a um corredor de umidade e calor. A previsão é de temporais a qualquer hora.
Na região, várias rodovias também foram inundadas pelas águas que acumulou nos pastos laterais, trazendo riscos e transtorno aos motoristas. Barrancos também foram desmoronados.