
Com a explosão de casos de infeção pelo coronavírus em Passos e região, provocada, possivelmente, pela variante ômicron, os índices de ocupação nos leitos da Santa Casa da cidade chegaram a 110% na Enfermaria Covid-19 e a 100% na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do hospital nesta quarta-feira. Em São Sebastião do Paraíso, a prefeitura divulgou mais duas mortes em decorrência da doença e a ocupação nos leitos de enfermaria da Santa Casa do município subiu para 93,3%, também nesta quarta-feira.
Segundo boletim divulgado pela Santa Casa de Passos, até as 17h de ontem, 34 pessoas estavam internadas para tratamento da doença, sendo 23 na enfermaria, que tem 21 leitos disponíveis, e nos dez da UTI. De acordo com o hospital, na UTI Neonatal, um dos cinco leitos também está ocupado e duas altas haviam sido registradas nas 24 horas anteriores.
Na primeira semana deste ano, a Santa Casa divulgou a redução no número de leitos para tratamento da covid, que baixaram de 85 para 31. Segundo o hospital, a medida foi adotada após determinação da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde. Em Paraíso, o número de leitos para tratamento da doença também foram reduzidos, de 67 para 25.
Paraíso
O número de óbitos por covid-19 subiu de 286, registrados na última terça-feira, para 288 nesta quarta-feira em Paraíso. Desde o início do ano até esta quarta-feira, a cidade é a que teve o maior aumento no número de mortes pela doença na região, quatro entre segunda-feira, 17, e ontem. Em Passos, foram dois óbitos registrados na semana passada e o município atingiu 325 mortes desde o início da pandemia.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Paraíso nesta quarta-feira, o município teve 130 novos casos de infecção e chegou a 8.235 desde o início da pandemia. A taxa de ocupação na Enfermaria Covid SUS da Santa Casa de Paraíso subiu de 73,3%, na última terça-feira, para 93,3% nesta quarta. De acordo com a prefeitura, o número de leitos com pacientes passou de 11, dos 15 disponíveis, para 14, até a tarde de ontem. Na UTI Covid SUS, o índice caiu de 80%, na terça, para 40% nesta quarta, com quatro pacientes internados.
651 casos
Na última quarta-feira (19), Passos quebrou mais um recorde no número de novos casos em um dia (651) e superou a marca de 17 mil confirmações desde o início da pandemia. Segundo boletim divulgado pela prefeitura, o município chegou a 17.142 ocorrências. No boletim divulgado em 3 de janeiro, o primeiro deste ano, o município estava com 11.759 casos. Até ontem, o número aumentou em 5.383 unidades, o que representa uma média de 316,6 novos casos por dia no período. Em relação aos 122 novos casos registrados em 3 de janeiro, o número de ocorrências desta quarta-feira representa um aumento de 434%.
Via: Clic Folha.