Jornal Folha Regional

Fila para realizar testes no Centro Covid chega a três quarteirões

Compartilhe:

Nesta quinta-feira, 27, a fila para realizar teste de covid foi da rua Mercúrio até a avenida Liquinha Silveira. O Centro Covid de Passos está localizado na rua Mercúrio, 138, no bairro Jardim Satélite. Ontem, a fila de pessoas ocupava as calçadas da rua Mercúrio e da avenida Júpiter até o quarteirão da Liquinha Silveira. A Prefeitura de Passos concentrou os testes de covid feitos no local desde esta terça-feira, 25.

Segundo um leitor da Folha, várias pessoas na fila chegaram no local por volta das 4h50 e 5h15 na rua Mercúrio. Da avenida Júpiter até a Liquinha, as pessoas teriam chegado por volta das 6h45 e 7h.

Uma outra leitora do jornal comentou que, devido ao tamanho da fila e a necessidade de chegar praticamente de madrugada no local para só receber a senha às 8h, desistiu de ir no Centro Covid, mesmo estando com sintomas da doença. Ela conta que viu várias pessoas na fila que estavam sem se alimentar desde o momento em que chegaram ao local e que preferiu ir em uma unidade básica de saúde, mas que não conseguiu atendimento médico.

“Tive que pagar R$100 para realizar o teste em uma farmácia e confirmar que estava com covid. Como deu positivo, precisava de atendimento médico e não consegui no centro e nem no postinho, tive que ficar ontem das 7h às 12h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, disse.

A secretária de Saúde de Passos, Vanessa Cristina Silva Freire, pediu a colaboração de toda a população. Segundo ela, Passos e todas as cidades da região estão passando pelas mesmas dificuldades e a procura dos pacientes no Centro Covid está grande devido ao grande aumento nos casos desde o início do ano. De acordo com a secretária, os testes foram comprados, mas os fornecedores estão com dificuldades de entregar.

Conforme comunicado da prefeitura, a Secretaria de Saúde informou que, desde essa quarta-feira, 26, os testes só estarão disponíveis no Centro Covid, com distribuição de senhas para pessoas com sintomas, como febre, coriza, tosse e dores de garganta, corpo e cabeça. O motivo da mudança, segundo a divulgação seria porque os testes estavam em falta em todos os fornecedores legais consultados e a compra de kits feita em dezembro ainda não foi entregue pelo fornecedor.

As unidades de Saúde não realizam mais testagem, porém o atendimento ao paciente sintomático respiratório nos Programas de Saúde da Família (PSF) permanece acontecendo das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Isolamento


A Prefeitura de Passos informa que as medidas de isolamento de indivíduos com síndrome gripal leve a moderado, suspeito ou confirmado para a covid-19, poderão ser suspensas após dez dias da data de início dos sintomas. De acordo com a administração, essa permissão é feita desde que o paciente permaneça sem febre, sem uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24h e com término dos sintomas respiratórios.

Caso contrário, a prefeitura informa que o indivíduo deve procurar novamente por avaliação médica para prorrogação do atestado e que, desta forma, não é necessário realizar teste de detecção do vírus para suspender o isolamento.

Via: Clic Folha.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.