
Em meio a pandemia, cidades do Sul de Minas estão com dificuldades pra testar os moradores para Covid-19. Por causa da alta demanda de pessoas com sintomas, em Passos, por exemplo, os testes para detectar a doença acabaram tanto na prefeitura quanto na Santa Casa.
A prefeitura já havia feito a previsão de que isso poderia acontecer. Por conta disso, na semana passada, foi feita limitação de 160 testes por dia no Centro Covid, mas mesmo assim não foi suficiente.
Isso porque, muitas pessoas estão com sintomas gripais e acabam procurando os testes para saber se estão ou não com Covid. Com isso, o município, agora, não possui mais kits nas duas unidades.
A expectativa da prefeitura é que a situação passe a ser normalizada ainda esta semana com a chegada de testes. Conforme a administração municipal, também foi feita uma compra de 15 mil kits, que possuem previsão de entrega para o fim deste mês.
“Fizemos a programação da compra desses testes dois dias após o Natal e as empresas estão entregando parcialmente para a gente. Havia uma previsão de serem entregues na semana passada, mas teve um problema administrativo na empresa. Então, agora, a previsão de entrega é esta semana. Estamos no aguardo e de até sexta-feira os testes chegarem ao município. Mas o município também fez uma aquisição de uma quantidade maior, em torno de 15 mil testes, que tem previsão para chegar na última semana de fevereiro”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Cristina Silva Freire.
Devido ao aumento no número de pessoas com sintomas, a secretária destaca que, mesmo sem testes, as pessoas devem procurar as unidades de saúde para atendimento.
“Elas podem procurar as Unidades Básicas de Saúde ou Centro Covid, pois todos estão com atendimentos clínicos pelo médio. Então, procure o Centro ou procure a unidade. Estamos das 8h às 19h no Centro, de segunda a sexta. E aos sábados das 8h ao meio-dia para poder atender a população. Estamos sem o teste rápido, mas, se tiver algum agravamento ou o quadro do paciente se agravar tem outros métodos e outros testes laboratoriais que o médico pode solicitar”, falou.
Na última semana, a cidade foi a que registrou mais mortes por Covid de toda a região: foram 5. Em todo o mês de janeiro foram 9.188 confirmações e 19 mortes. O número de casos confirmados em janeiro é maior que todas as confirmações de 2021, quando foram registradas 9.650 casos.
“Estamos um pouco apreensivos porque não sabemos como vai ser a reação nas próximas semanas [devido à falta de testes]. Temos que aguardar para ver como vai funcionar. A evolução está bem rápida desses pacientes. Tem uma variável de testagem entre 5 e 14 dias, depende do quadro do paciente e o que o médico orienta”.
A Santa Casa também não possui mais kits para a testagem de pacientes. O hospital tem previsão que novos testes cheguem na sexta-feira (4).