Jornal Folha Regional

Focos do Aedes Aegypti preocupam em Passos e prefeitura realiza mutirões de limpeza

Compartilhe:

A quantidade de focos do Aedes Aegypti encontrados em Passos preocupa por conta da proliferação do mosquito transmissor da dengue. Conforme levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), foram encontrados focos em 6% das casas da cidade, o que é considerado acima do aceitável pelo Ministério da Saúde.

O limite aceitável pelo Ministério da Saúde seria de focos em 1% das casas. Entretanto, Passos possui cinco vezes mais do que seria aceito no LIRAa. Por conta disso, a prefeitura estendeu os mutirões de limpeza no município. A ação teve início em 2021 e continua também este ano (veja mais abaixo o calendário de fevereiro).

“A realidade já de muitos anos no município de Passos é que os imóveis estão servindo para depósitos de materiais inservíveis. As pessoas, por costume, começaram a acumular materiais inservíveis em seus quintais, dentro das casas, por isso desse mutirão inédito que começamos em 2021 e estendemos para 2022, de retirada de materiais inservíveis e combate à dengue, para estar mexendo e limpando aquele ambiente”, explicou o diretor de saúde coletiva de Passos, Thiago Salum.

O diretor salientou, ainda, que os principais focos na cidade são os mais comuns pontos para proliferação do mosquito: latas, garrafas, sacos plásticos e vasos de plantas.

“Os principais focos ainda continuam sendo os materiais removíveis, os pequenos depósitos, aqueles depósitos que as pessoas poderiam estar eliminando nos descartes corretos das residências. Como latinhas, sacolas plásticas e também o pratinho de planta, onde fica acumulada a água e também serve de depósito”, disse.

Calendário de limpeza em ferreiro:

  • 03/02
    Serra das Brisas, Serra Verde, Monsenhor Messias, Embratel, Dedé Veloso, São Joaquim, Recanto da Teka e Jardim Canadá II
  • 10/02
    Nossa Senhora Aparecida, Vila Romana e Jardim Itália
  • 17/02
    Novo Horizonte, Santa Bárbara e Novo Mundo
  • 24/02
    Penha II, Nossa Senhora da Penha, Parque das Aroeiras e Alto dos Nobres
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.