Jornal Folha Regional

Para evitar furtos, projeto de lei que cria regras para compra de fios de cobre é criado em Passos

Compartilhe:

A Câmara de Passos (MG) aprovou em primeira votação um projeto de lei que cria regras para compra e receptação de fios de cobre. O intuito do documento é evitar e/ou dificultar o furto deste tipo de material na cidade.

Conforme o projeto, uma das medidas estabelecidas é a de fiscalização em ferros-velhos e centrais de reciclagem. Desta forma, ao comprar ou vender fios metálicos, as empresas vão precisar fazer um cadastro com nome, endereço e telefone dos compradores e fornecedores.

“São inúmeros prejuízos que todo mundo está sofrendo com o furto de cabos. Quando se tenta identificar onde está o problema, você vê que o problema está infelizmente na receptação. Há pessoas, ainda, receptando esses cabos. Essa lei, que foi criada em parceria entre vereadores, prefeitura, Polícia Militar e Polícia Civil, é para tentar coibir esses crimes. Criando mecanismos de controle desses materiais que estão nesses locais de materiais reciclados, o chamado ferro-velho. O objetivo é que eles tenham um controle rigoroso de tudo que entra, tudo que vende. Com esse controle, a Polícia Militar vai poder fazer a checagem, a vistoria do local e pegar o determinado material que está ali, que foi derretido, tem que estar identificado quem vendeu o material. A gente acredita que, com isso, nós vamos ter uma redução grande da receptação desses cabos”, disse o vereador Maurício Antônio da Silva (União Brasil).

Para evitar furtos, projeto de lei que cria regras para compra de fios de cobre é criado em Passos — Foto: Reprodução/EPTV

Para evitar furtos, projeto de lei que cria regras para compra de fios de cobre é criado em Passos — Foto: Reprodução/EPTV

Este tipo de crime é comum em Passos. Em 2021, por exemplo, a Apae teve fios furtados. Também no ano passado, uma unidade de saúde que perdeu 1,6 mil vacinas, entre elas de Covid, por conta de ter ficado sem energia devido a fios furtados.

“A secretaria, vislumbrando essa dificuldade dos órgãos públicos de controle do material, junto com outras autoridades, nós desenvolvemos o projeto e enviados para a Câmara. Esse projeto vai funcionar fazendo com que as pessoas que vendem esse produto, de cobre, para o ferro-velho, vai precisar de um cadastro de quem vende e a quantidade que está sendo vendida. Na hora que for vendido para outras empresas maiores, será necessário dizer para onde estão vendendo e também a quantidade. Com isso, quando os órgãos públicos, seja a Polícia Civil, seja a própria prefeitura, ao chegar nesses locais e ver que há material sem registro, esse comércio, que será considerado ilegal, poderá sofrer sanções, inclusive com o fechamento do local”, falou o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Passos, Sandro Marques.

O objetivo da lei, conforme a prefeitura, é ter um meio de controle para que as pessoas que pensam em furtar não tenham para onde vender.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.