Jornal Folha Regional

Site americano divulga Queijo Canastra como melhor do mundo

Compartilhe:

Produtores de Queijo Canastra acordaram nesta terça-feira (21) com a notícia de que a iguaria produzida por eles está no topo de uma lista dos “50 melhores Queijos do Mundo”, de acordo com o site Taste Atlas, que se auto intitula “O Atlas da Comida Mundial”. O queijo mineiro aparece em primeiro lugar à frente dos mundialmente conhecidos Grana Padano, Gorgonzola, burrata e pecorino, entre outros.

“Sim, com certeza, é uma notícia para ser comemorada”, diz o jornalista gastronômico e especialista em queijo, Eduardo Girão, embora faça uma ressalva: “Os critérios sobre como foi feita a votação, não são claros. Não dá pra saber se foi por voto popular ou se um grupo de críticos opinou”, disse.

O gerente executivo da Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), Higor Freitas, também ficou curioso a respeito e pesquisou. Chegou à conclusão que o Taste Atlas é uma plataforma colaborativa, nos mesmos moldes do Wikipedia, em que os próprios usuários vão alimentando, enviando fotos, comentários e dando notas aos pratos e estabelecimentos. “É um ranking, um guia das principais comidas típicas e restaurantes ao redor do mundo, com uma categoria exclusiva para queijos”.

“E não é mal feito”, emenda Girão. “Não vi nenhuma bobagem escrita lá, mas também não vi como votar. O site pode ser ótimo, a iniciativa também, só não está claro como as coisas funcionam”. O jornalista apurou que o site foi idealizado pelo também jornalista croata Matija babic, ex-editor do outro site chamado Index. A reportagem tentou contato com os responsáveis pelo Taste Atlas pela conta deles no Instagram, mas não obteve resposta até o fechamento dessa edição.

A despeito dos critérios utilizados, Girão disse que o Canastra é um dos seus preferidos. Tem sabor de média intensidade, é ligeiramente picante e de boa qualidade. “É um queijo versátil, que pode ser harmonizado com várias bebidas. Eu já o harmonizei com café, vinho, cerveja, cachaça, drinques e até chá.

O que é preciso observar é o perfil de maturação e o sabor de cada queijo para escolhermos qual café, qual vinho e qual cerveja”, ensina.

Só alegria

Qualidade e versatilidade foram, aliás, exatamente, os predicados usados pelo produtor de queijo e associado da Aprocan, João Carlos Leite, para justificar mais esse reconhecimento internacional. “Estou muito feliz com a novidade. Esse Canastra só me dá alegria. Não podemos negar a qualidade do produto que tornou-se mundialmente conhecido graças ao apoio da Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG), do Sebrae, da mídia e dos turistas que divulgam através do boca a boca”, disse.

Quem quiser conhecer mais sobre os queijos da Serra da Canastra, pode acessar o portal www.queijodacanastra.com.br onde consta a relação de todos os produtores, com contato telefônico ou e-mail. Higor Freitas lembrou que grande parte dos queijos dessa região vêm com um selo de caseína. Basta apontar o código contido nele para o leitor do site e ter informações de procedência, autenticidade, data de fabricação e modo de produção. O portal também traz uma relação de lojas na capital e interior onde se pode adquirir o queijo.

O Canastra segundo o Taste Atlas:

O Canastra é um queijo brasileiro feito de leite cru de vaca. É originário da região da Serra da Canastra no estado de Minas Gerais, daí o nome. O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente macio, e seu sabor é levemente ácido e levemente picante.

Tradicionalmente, a Canastra amadurece por 21 dias, mas alguns produtores deixam amadurecer ainda mais, até 40 dias, quando seu sabor lembra o da Grana Padano. Antigamente, o queijo era feito para ocasiões especiais, como visitas da realeza e capitães.

Recomenda-se tomá-lo com vinho tinto, cerveja escura e pasta de goiaba. Em 2008, este queijo foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Via: Itatiaia.

Compartilhe:

3 respostas para “Site americano divulga Queijo Canastra como melhor do mundo”

  1. Parabéns a todos os produtores da Serra da Canastra (digo todos para incluir também os produtores de doces, cachaças, pão de queijo e outras iguarias) que tão bem preservam e valorizam as tradições locais.

  2. Maravilhoso o queijo canastra .Ainda tem muitos queijos bom que ainda não foram descobertos aqui na serra da canastra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.