Jornal Folha Regional

Empresa entra na Justiça para ter concessão de hospital psiquiátrico fechado em Passos

Compartilhe:

Parado há quase quatro anos, antigo Hospital Psiquiátrico Otto Krakauer, em Passos, constantemente virou alvo de vandalismo e furtos. Uma empresa da cidade entrou na justiça pra conseguir a concessão do imóvel. O objetivo é reativar o espaço pra que ele funcione como um hospital dia psiquiátrico.

Um processo, que corre na 1ª Vara do Fórum de Passos, requer que a Fundação Beneficente São João da Escócia, atual mantenedora do prédio, faça a entrega das chaves do imóvel a uma empresa de médicos da cidade que foi montada com o objetivo de assumir o hospital.

“Para poder trazer de volta esse atendimento que foi prejudicado com o fechamento das atividades. Com isso, eles fizeram a parceria com a fundação São João da Escócia para ter um hospital também de caráter filantrópico para atendimento da população”, explicou o advogado Henrique Hostalácio.

Segundo o advogado, um documento de cessão de espaço foi assinado em março deste ano entre a empresa e o então presidente da Fundação São João da Escócia. Mas a fundação não cedeu o imóvel como determinava o contrato.

“Alguns membros da fundação passaram a insurgir contra o instrumento contratual, não permitindo que o então presidente da fundação entregasse as chaves ao grupo, para que ele pudesse dar início às atividades. E não houve outra alternativa a não entrar na justiça para que essa comissão que então foi formada e que está com as chaves, possa entregar as chaves para darmos continuidade aos trabalhos que serão desenvolvidos”, pontuou o advogado.

Empresa entra na Justiça para ter concessão de hospital psiquiátrico fechado em Passos, MG — Foto: Reprodução/EPTV

Os membros da loja maçônica ‘Deus, Universo e Virtude’ são os responsáveis pela Fundação São João da Escócia. O presidente da instituição, que disse que a fundação está, atualmente, sem representante e que uma nova eleição vai ser feita na próxima segunda-feira (4). Ele disse ainda que o ex-presidente da fundação não cumpriu os tramites legais pra assinatura do contrato, repudiado pela maioria dos membros da maçonaria.

Há cerca de quatro anos, o prédio onde funcionava o antigo Hospital Psiquiatrico Otto Krakauer foi fechado. Desde então, o espaço ficou abandonado e tem sido alvo de furtos.

O prédio foi cogitado pra receber um Hospital de Campanha em 2020, mas não foi possível por falta de equipamentos e profissionais. O advogado explica que a ideia da empresa é transformar o Otto Krakauer em “Hospital Dia Psiquiátrico”.

“Não haverá internações de pernoite, ou seja, os pacientes não irão dormir no local. Será feito todo o trabalho na parte do dia”, falou o advogado.

O ex-presidente da Fundação São João da Escócia, Piassi Giovani, que assinou o contrato junto à empresa de Passos, disse à nossa produção apenas que espera que a haja uma solução via consenso.

O ministério Público também se pronunciou no processo. Disse que instaurou procedimento para análise, solicitou laudos de avaliação do imóvel e pediu que seja citado quem são os responsáveis pela chave do hospital.

Via: G1.

Compartilhe:

Uma resposta para “Empresa entra na Justiça para ter concessão de hospital psiquiátrico fechado em Passos”

  1. Super importante haver um acordo favorável é muito triste um Hospital sem utilidade.Ademais que o mais perto e SSParaiso mesmo assim é complicado.EAlem do mais o Hospital era referência em Passos.Espero que haja sim acordos .Em um momento tão necessário. Completamente a favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não