Jornal Folha Regional

Mulher vai se vacinar contra gripe e recebe 5ª dose contra Covid-19 por engano

Compartilhe:

Uma autônoma de 49 anos que foi tomar a vacina contra a gripe recebeu por engano uma 5ª dose da vacina contra a Covid-19 em um posto de saúde de Juiz de Fora (MG), nesta quarta-feira (28). 

Jeannette Ragazzi de Souza contou que estava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Cecília quando marcaram a vacina da gripe antes dela entrar na sala de aplicação. “Entrei para vacinar, dei o braço, ela aplicou e me pediu o outro braço, fiquei assustada e perguntei para que? Ela disse que era para aplicar a da gripe. Foi quando perguntei qual ela tinha aplicado e ela disse ser a da Janssen”, contou. 

Jeannette tinha tomado a 4ª dose da vacina contra a Covid há cerca de 15 dias. “Fiquei desesperada e não quis tomar a da gripe. A aplicadora pediu desculpa na hora, mas depois não adianta,teria que ter prestado atenção no meu cartão e aplicado a vacina correta. Fiquei desesperada, assustada e revoltada, um misto de sentimentos”, relatou. 

A autônoma contou que ficou sentindo dores no corpo após a aplicação e que não se sente segura. “A minha preocupação é  o que pode causar a minha saúde. A prefeitura de Juiz de Fora disse que não corro risco, mas essa resposta não me tranquilizou.  A própria Janssen não se posicionou nesse sentido”, conclui. 

Por nota a prefeitura de Juiz de Fora informou que “o supervisor da UBS tomou todas as providências necessárias, informando a usuária logo após o fato ocorrido. Não há nenhum risco de saúde para a usuária que recebeu o imunizante”.

Há riscos para a saúde tomar a 5ª dose?

O infectologista Leandro Curi explica que ainda não há estudos concretos que demonstrem se há riscos ou não em caso de superdosagens ou dosagens de vacinas contra a Covid-19 em intervalos menores e há poucos casos no mundo. 

“Não é uma coisa prescrita e as reações podem variar de organismo para organismo, mas uma coisa que pode tranquilizar é que todas essas vacinas liberadas pela Anvisa têm um nível de segurança e de tecnologia muito bons. A conduta agora é acompanhar e observar a paciente”, considera. 
 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não