
Os atendimentos de suspeitas de Covid-19 e varíola dos macacos foram centralizados em um só local em Passos. O espaço escolhido é o antigo Centro de Atendimento Covid, que mudou de endereço nesta segunda-feira (8) para atender pacientes com casos suspeitos das duas doenças.
O Centro de Atendimento funcionava no Jardim Satélite desde junho de 2021. Ele passou a operar na época devido ao aumento das confirmações e mortes pelo coronavírus. Agora, com o aparecimento de suspeitas de varíola dos macacos no Sul de Minas, a unidade passou a funcionar na avenida Arouca, 741, no Centro de Passos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Passos, o local escolhido para a mudança do Centro de Atendimento foi o Centro para que o espaço fique mais perto da população. No local, são atendidos pacientes com casos suspeitos de Covid e também de varíola dos macacos.
“Mediante aos casos suspeitos e também confirmados que já tivemos em Minas Gerais, além de suspeitos na região, nós quisemos já adiantar esse fluxo com a preocupação de surgimento de algum caso, e o município já estar preparado para conduzir esse caso. Se surgir um caso suspeito a coleta será realizada no Centro e essa amostra será, posteriormente, encaminhada a Belo Horizonte, onde será confirmado ou descartado o caso”, disse a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Tavares.
A coordenadora destacou que a população pode continuar procurando as unidades básicas de saúde.
“Atendemos a população que apresente sintomas respiratórios. A população pode estar procurando a unidade básica de saúde, que irá atender a população de acordo com a realidade do dia. Mas elas podem vir também ao Centro Covid, onde irão receber o atendimento médico e também a realização do teste para confirmação ou descarte do caso”, falou.
O Centro Covid funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O atendimento no local é feito mediante retirada de senha. (Via: G1)