Jornal Folha Regional

Escola Francina de Andrade comemora 113 anos com passeata em Passos

Compartilhe:

Com o tema: “No coração da cidade é o seu lugar!”, a Escola Municipal Professora Francina de Andrade – Dona França, comemora os seus 113 anos nesta sexta-feira (26), em Passos (MG). Como parte das comemorações, a partir das 9h a escola fará uma passeata/caminhada pelo centro da cidade com seus alunos, professores, pais, funcionários e membros da Associação de Pais e Mestres – APM. A Francina é reconhecida pela excelência no ensino e por manter as tradições.

A passeata/caminhada terá início no prédio do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, onde temporariamente funciona parte da escola. O evento terá dois atos cívicos, sendo o primeiro uma parada em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Passos, onde os participantes cantarão uma música que leva o tema da comemoração, uma paródia da música “Alegria, Alegria” de Caetano Veloso.

Em seguida a caminhada continuará até o prédio tombado da Dona França, no cruzamento da rua Coronel Neca Medeiros com a travessa Monsenhor João Pedro, para um abraço coletivo (simbólico) e outras homenagens. Desde 2020 o prédio está fechado por questão de segurança, motivado pela degradação da estrutura e por não cumprir as normas do Corpo de Bombeiros, referente à segurança e acessibilidade. Atualmente, aguarda aprovação do projeto de restauro pelo Conselho do Patrimônio Histórico Municipal.

Lutas e entraves
De acordo com o advogado e membro da APM, Cleser Amorim, desde 2018 várias reuniões já vinham ocorrendo na tentativa de realizar um projeto junto com o Conselho de Patrimônio Histórico do município. A associação chegou, inclusive, a pagar com recursos próprios um estudo patrimonial e histórico do prédio para balizar as reformas. Trabalho que não foi realizado por ocasião do tombamento.

Em 2020, com a pandemia, a escola foi interditada e desde então a APM e a direção da escola têm tentado com o Conselho um projeto de restauro. No ano passado a Prefeitura Municipal de Passos realizou uma licitação e a empresa vencedora apresentou seu projeto de restauração para a Escola no último mês de maio, tendo por base o trabalho de levantamento histórico feito pela associação de pais e mestres, prevendo atualizações de segurança e acessibilidade com a preservação de toda sua história.

Segundo o presidente da APM, Leonardo de Oliveira Costa, a restauração da Escola Francina tem apoio dos poderes constituídos municipais e também da sociedade civil em geral, que manifestou sua concordância com o projeto de restauro em audiência pública onde o projeto foi aprovado por unanimidade. “É importante falar que a APM tem sido acompanhada em suas ações para agilizar a restauração da Escola pelo poder executivo, através da Secretaria Municipal de educação, que disponibilizou os recursos necessários e também pelo Poder Legislativo, que não têm medido esforços para solucionar os entraves e agilizar a restauração”, completou.

Aguardando o Conselho
Esse projeto foi entregue impresso ao Conselho de Patrimônio Histórico Municipal no início do mês de junho de 2022 e desde então, toda a comunidade aguarda um parecer favorável para iniciar as obras de restauro, lembrando que o prefeito afirmou na audiência realizada, que já possui os recursos financeiros necessários para as obras.

No entanto, em entrevista a uma TV local, a presidente do Conselho falou que são muitas pastas para serem analisadas e frisou bastante que os conselheiros deveriam ter participado da execução do projeto, porém de acordo com a APM e como já mencionado acima, foram feitas várias tentativas sem sucesso.

Enquanto isso…
Os alunos da escola tiveram de ser alocados para dois prédios (Educandário, no centro da cidade, e antigo prédio da ETEP, próximo ao Fórum de Passos), causando uma “divisão” na escola. Além disso, muitas salas de aulas tiveram de ser readequadas para o ensino fundamental. De acordo com a diretora, Meiry Angela da Costa Silva, “são espaços adaptados, distantes um do outro e longe de ser o ideal para os alunos”.

Ela esclarece ainda que, mesmo com todas as dificuldades encontradas, a Escola Francina de Andrade continua sendo uma escola com alta pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, sendo referência em toda a região. “O corpo docente, equipe pedagógica e administrativa, travam uma luta diária para que os alunos sejam minimamente impactados pelo atual contexto que envolve a instituição. E para que a escola continue sendo conhecida pela qualidade no ensino e para manter as tradições”, afirmou.

Contatos:
Diretora: Meiry Angela da Costa Silva – (35) 9 9929-0035
Presidente APM: Leonardo de Oliveira Costa – (35) 9 9958-5063
Secretário APM: Julio Maia – (35) 9 8878-8006
Conselheiro APM: Dr. Cleser Amorim – (35) 9 9981-8990

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.