Jornal Folha Regional

Governo de MG anuncia concessão de estradas no Sul de Minas e vias terão cobrança de pedágio; trecho da região será privatizado

Compartilhe:

O secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, anunciou, nesta quarta-feira (16), a privatização de sete lotes de trechos de estradas de Minas Gerais, durante coletiva realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Todos os trechos são avaliados pelo governo como regulares ou ruins na condição atual.

Segundo Marcato, nesta quarta foi assinado o contrato com o Consórcio Infraestrutura, que venceu as licitações dos dois primeiros lotes e tem direito às concessões pelos próximos 30 anos.

De acordo com o secretário, incialmente, 25 milhões de motoristas e passageiros vão sentir os impactos da privatização, com estradas duplicadas, mais amplas e seguras. Em contrapartida, passam a pagar pedágio.

O primeiro lote, que fica no Triângulo Mineiro e tem quase 630 km de extensão, passa pelas cidades de Uberaba, Uberlândia e Araxá.

Segundo Marcato, se as obras ficassem prontas neste momento, o pedágio seria de R$ 11, 48.

Já o segundo lote, no Sul de Minas, tem 454 km e atravessa Pouso Alegre, Poços de Caldas e Itajubá. O pedágio neste primeiro momento foi calculado em cerca de R$ 8.

Os valores são previsões iniciais e serão reajustados de acordo com a inflação até o momento de finalização das obras, que ainda não têm previsão de término.

O próximo trecho a ser privatizado será na região de Furnas, no Sul de Minas.

Questionado sobre melhorias no metrô da capital, Marcato acredita que a troca do governo federal será “o momento de garantir que BH tenha a linha 2, que Contagem tenha a linha 2 e que a unidade seja adequada e alinhada com as metas que estão sendo discutidas hoje”.

“A gente acredita que dentro dessa relação, em conjunto com a equipe de transição, esse projeto vai ser leiloado até o final do ano e esse contrato vai ser assinado até o ano que vem”, afirmou.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.