Jornal Folha Regional

Alpinopolense é finalista em prêmio de excelência da USP

Compartilhe:

O alpinopolense José Rodrigues Freire Filho, conhecido como Tezinho, ganha novo protagonismo em sua área de atuação: a Saúde. Dessa vez está concorrendo a uma premiação oferecida pela Universidade de São Paulo (USP), cuja finalidade é reconhecer as teses de doutorado de destaque, defendidas dentro dos programas de pós-graduação da instituição. Trata-se do ‘Prêmio Tese Destaque USP – 8ª edição’.

Farmacêutico de formação, Tezinho teve recentemente sua tese de doutorado selecionada pelo Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da USP o que o habilitou a concorrer à referida premiação. Em linhas gerais, o Prêmio Tese Destaque USP objetiva reconhecer as teses, nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa. O resultado final está previsto para agosto.

As pesquisas do alpinopolense tem foco na gestão pública, notadamente no tema de recursos humanos em saúde. Em 2018 ele defendeu a tese de doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo aprovado com louvor. Hoje segue na mesma linha de investigação, agora realizando um pós-doutorado na área.

Tezinho iniciou sua carreira profissional na Prefeitura Municipal de Alpinópolis onde trabalhou por oito anos, entre 2005 e 2013. Como farmacêutico, atuou na estruturação da farmácia pública do município, assim como coordenou diversos projetos para a constituição do sistema de saúde local. Em seguida deu um salto em sua carreira e passou a atuar na esfera federal, com passagem pelos Ministérios da Saúde e da Educação. Atualmente trabalha na Organização Mundial da Saúde (OMS), nos Estados Unidos, coordenando projetos em 35 países da Região das Américas.

Sobre o resultado da pré-seleção de sua pesquisa para concorrer ao prêmio, ele considera que é um importante incentivo para a geração de novos conhecimentos e desenvolvimento de novos estudos. “Fiquei muito satisfeito ao receber a notícia sobre a seleção da minha tese para um prêmio. Isso demonstra que todos nós podemos produzir conhecimento para melhorar a condição de vida das pessoas. Eu trabalho com diversos países que necessitam de aprimorar seus sistemas de saúde. E a minha pesquisa está contribuindo para melhorias nesses locais de grande vulnerabilidade social. Que eu possa continuar nesse caminho, ajudando as pessoas com o que eu sei fazer. Agradeço muito a todos que me ajudaram a alcançar os exitosos resultados de meu estudo. E nunca posso esquecer os valores que recebi das pessoas de Alpinópolis, que gosto de tratar como Ventania. Foram a base para a minha trajetória pessoal e profissional”, finalizou. (Via: Tribuna Alpina)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receber notificações de Jornal Folha Regional Sim Não
Jornal Folha Regional
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.