
Em uma parceria entre a prefeitura municipal de São João Batista do Glória (MG), sindicato rural (SindRural), Cooperativa de Crédito SAROM e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entre os dias 06 a 10 de fevereiro, iniciaram se as aulas do Programa Agente de Turismo Rural.
O Programa é gratuito e totalmente presencial, com carga horária de 224 horas, divididas em 6 módulos. Cada módulo acontece em uma semana por mês, sempre no horário das 8 às 17h.
A divulgação iniciou em novembro e terminou em dezembro, embora as tratativas tivessem iniciado em início de 2022 – “esse Programa é muito procurado e nos sentimos privilegiados de sermos contemplados com uma turma agora no primeiro semestre de 2023”, diz Mônica Araújo, diretora de Turismo, Esportes e Lazer de São João Batista do Glória.
A medida que divulgavam e realizavam as inscrições mais pessoas surgiam, interessadas pelo assunto. Porém, foi na palestra do dia 13 de janeiro com a turismóloga e instrutora do SENAR, Ana Edwuiges, que todos compreenderam melhor do que se tratava.
Nesta, realizada no Centro de atendimento ao turista (CAT) – mesmo lugar onde funciona o Departamento – a instrutora pode apresentar dados estatisticos do município e sensibilizar a todos sobre o potencial do município neste segmento turístico.
“Como estamos em fase de revisão do Plano Municipal de Turismo (2023/2027), o Departamento e COMTUR pudemos auxiliar a Ana com dados do nosso inventário da oferta turitica”, completa a diretora Mônica Araújo.
O módulo inicial aconteceu na semanas de 6 a 10/02 e abordou o tema Produtos e Serviços, com aulas teóricas e realização de visitas técnicas em empreendimentos turísticos do município.
As aulas se estenderão pelo semestre com os seguintes temas : segurança, condução de turistas, roteirização, meios de hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.
A metodologia implica em levantar informações e estimular os alunos, empresários e interessados pelo Turismo local, a pensar estratégias para colaborarem com a gestão municipal do turismo, com a possibilidade de novos serviços e produtos turísticos em meio rural. Ao final dos módulos, a instrutora pretende alcançar os objetivos e apresentar novas propostas que agreguem ao município.
“Particularmente, estou bem animada com esse Programa. A turma é ótima, estão motivados e eu não tenho dúvidas que colheremos ótimos frutos” – diz a diretora.






